v. 1, n. 3 (2017)

Revista Científica Doctum - Profissão e Sociedade: Educação

A articulação entre Direitos Humanos e Educação sinaliza a importância de que homens e mulheres, crianças e jovens, sejam formados e conduzam seus modos de viver e conviver inspirados pelo respeito à dignidade humana e pelos princípios da igualdade, da liberdade e da fraternidade, como dita o preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Nos últimos anos, estudos vinculam os Direitos Humanos e a Educação ao processo de formação escolar e ao exercício da cidadania, destacando as reflexões que contribuem para o reconhecimento da dignidade humana e do respeito, que devem sustentar as relações entre as pessoas nos diversos âmbitos de convivência social: na família, na escola, no bairro, na cidade, no país.

Especificamente no Brasil, a partir do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH, 2003), um conjunto de ações no ensino formal vem sendo desenvolvido. Em 2010, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República apoiaram as Secretarias Estaduais de Educação no desenvolvimento de Planos de Ação de Educação em Direitos Humanos.

Assim, considerando a importância de estudos e discussões que analisem os avanços e as limitações de uma educação voltada para a cidadania e para a democracia, e a missão institucional da Rede, este número da Revista Científica Doctum Educação tem como temática principal os Direitos Humanos, apresentando artigos de docentes e discentes da Rede que perpassam o tema em pauta, em diferentes aspectos.

Assim, convidamos a lerem e refletirem sobre as temáticas abordadas nesta edição para aprofundarmos o debate e o conhecimento a respeito da temática, apontando a importância da educação para a cultura dos direitos humanos.

Profa. M.Sc. Monique Montenegro, Editora Geral.

Sumário

Artigos

COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM, COM E SEM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS PDF
Clemilson Bosco Andrade, Jhennyfer Cristina Bandeira dos Santos, Vanderléia Carolina da Silva Moura
DEPREDAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO ESCOLAR: INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA ESTADUAL DR. GERALDO PARREIRAS DE JOÃO MONLEVADE – MG PDF
Geralda Carolina Martins de Castro Domingues, Breno Eustáquio da Silva
BRINCADEIRAS DA INFÂNCIA: DESAFIOS VIVENCIADOS NO AMBIENTE ESCOLAR PDF
Juliana Lambranho Tofano da Silva, Dorcas Rodrigues Silva de Recamán
AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS NA TRANSIÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – 1º e 2º ANOS PDF
Vasti Gonçalves de Paula, Hozana Azevedo Rocha
REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA REDE DE ENSINO DOCTUM PDF
Juliano Sepe Lima Costa, Monique Montenegro
EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA PERSPECTIVA HISTÓRICA E TRAVESSIA PARA A INCLUSÃO NA ESCOLA. PDF
Mahyris Felix Coelho, Anna Cecilia Teixeira
ATUAÇÃO DOCENTE NO AMBIENTE HOSPITALAR PDF
Anne Karoline Dias Soares, Jacqueline Costa Meirelles, Sonilda da Silva Santos
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PDF
Angélica Alves, Camila Ferreira, Gabrieli Sgrâncio


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ISSN: 2448-1815