REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA REDE DE ENSINO DOCTUM

Juliano Sepe Lima Costa, Monique Montenegro

Resumo


A partir do disposto na Lei 10.861/04, a educação superior deu um importante salto rumo às responsabilidades sociais das Instituições de Ensino Superior. Um marco, a criação do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) abarcou as avaliações do MEC (in loco), ENADE e ainda, fortaleceu a autoavaliação institucional, suscitando o debate e, posteriormente, o surgimento das Comissões Próprias de Avaliação – CPA. Desde então, muitos foram os passos para a realização de uma autoavaliação que se assuma enquanto processo de produção de conhecimento e que tenha como objetivo principal sustentar os laços de colaboração entre os atores institucionais. Respeitando a complexidade dos processos de autoavaliação das Instituições de Ensino Superior (IES), este artigo tecerá reflexões sobre o desenvolvimento da autoavaliação na Rede Doctum de Ensino, no contexto do SINAES, descrevendo desde a elaboração da metodologia e construção de instrumentos de coleta de dados até a divulgação dos relatórios. Este processo destaca a importância dos vários olhares para a melhoria do ensino, uma vez que a percepção diversificada no decorrer do processo aponta com clareza os pontos que merecem maior atenção por parte da IES, além de permitir o reforço das atividades que receberam avaliação positiva.

 

Palavras-chave: Ensino Superior. Avaliação Institucional. Autoavaliacão. Comissão Própria de Avaliação.


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