COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM, COM E SEM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS

Clemilson Bosco Andrade, Jhennyfer Cristina Bandeira dos Santos, Vanderléia Carolina da Silva Moura

Resumo


O presente artigo apresenta um trabalho de comparação entre os métodos de ensino aprendizagem, com e sem a utilização de materiais manipuláveis, durante as aulas de Geometria Espacial, em três turmas do nono ano de uma escola pública da cidade de Ipatinga - MG. Este estudo teve como objetivo principal obter uma alternativa metodológica de ensino. Assim, após esta comparação entre os métodos de ensino, verificar através dos relatos dos alunos, qual é a melhor maneira para que possam descobrir as formas e as representações espaciais, com o desejo de tornar mais significativa e presente a matemática na sala de aula, valorizando os conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo de suas vidas acadêmicas. Neste projeto foi observado que os alunos compreenderam com maior facilidade os conteúdos estudados quando foi utilizado o material manipulável que os ajudou a desenvolver ideias sobre as situações propostas. Ao manipular esse material a percepção espacial dos alunos foi ampliada, haja vista que os mesmos estavam em contato direto com os objetos facilitando a identificação dos mesmos tridimensionalmente. Notou-se também que esta ampliação da percepção permitiu aos alunos resolver problemas utilizando os conceitos aprendidos, evitando, desta forma, decorar as fórmulas.

 

Palavras-chave: Material Manipulável. Geometria Espacial. Processo Ensino Aprendizagem.


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