Dizia Paulo Freire, na Pedagogia do oprimido, que "só existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente, permanente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e com os outros" e a Revista Científica Doctum - Educação é fruto dessa busca inquieta, que os esforços e investimentos em produção científica têm procurado exercitar nos processos educativos de toda Rede Doctum de Ensino.
Como se poderá constatar pela leitura dos textos, na invenção e reinvenção dos temas abordados fica evidente a criticidade com que são refletidas as questões pedagógicas e, ainda mais, com o envolvimento de discentes, explicita-se o caráter coletivo da construção do saber que o projeto institucional vai, com impaciência e permanência, aos poucos, consolidando.
Boa leitura!
Periodicidade da revista: anual.
Notícias
Edital de Chamada para submissão em fluxo contínuo |
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As Revistas Científicas Doctum Direito, Educação e Multidisciplinar tornam público este edital para chamada de artigos a serem publicados nos volumes II de cada Revista, o que ocorrerá no decorrer do segundo semestre de 2018. |
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Publicado: 2018-06-27 | Mais... |
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v. 1, n. 2 (2017): Revista Científica Doctum - Profissão e Sociedade: Educação
A articulação entre Direitos Humanos e Educação sinaliza a importância de que homens e mulheres, crianças e jovens, sejam formados e conduzam seus modos de viver e conviver inspirados pelo respeito à dignidade humana e pelos princípios da igualdade, da liberdade e da fraternidade, como dita o preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Nos últimos anos, estudos vinculam os Direitos Humanos e a Educação ao processo de formação escolar e ao exercício da cidadania, destacando as reflexões que contribuem para o reconhecimento da dignidade humana e do respeito, que devem sustentar as relações entre as pessoas nos diversos âmbitos de convivência social: na família, na escola, no bairro, na cidade, no país.
Especificamente no Brasil, a partir do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH, 2003), um conjunto de ações no ensino formal vem sendo desenvolvido. Em 2010, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República apoiaram as Secretarias Estaduais de Educação no desenvolvimento de Planos de Ação de Educação em Direitos Humanos.
Assim, considerando a importância de estudos e discussões que analisem os avanços e as limitações de uma educação voltada para a cidadania e para a democracia, e a missão institucional da Rede, este número da Revista Científica Doctum Educação tem como temática principal os Direitos Humanos, apresentando artigos de docentes e discentes da Rede que perpassam o tema em pauta, em diferentes aspectos.
Assim, convidamos a lerem e refletirem sobre as temáticas abordadas nesta edição para aprofundarmos o debate e o conhecimento a respeito da temática, apontando a importância da educação para a cultura dos direitos humanos.
Profa. M.Sc. Monique Montenegro, Editora Geral.
Sumário
Artigos
COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DE ENSINO APRENDIZAGEM, COM E SEM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS | |
Clemilson Bosco Andrade, Jhennyfer Cristina Bandeira dos Santos, Vanderléia Carolina da Silva Moura |
DEPREDAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO ESCOLAR: INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA ESTADUAL DR. GERALDO PARREIRAS DE JOÃO MONLEVADE – MG | |
Geralda Carolina Martins de Castro Domingues, Breno Eustáquio da Silva |
BRINCADEIRAS DA INFÂNCIA: DESAFIOS VIVENCIADOS NO AMBIENTE ESCOLAR | |
Juliana Lambranho Tofano da Silva, Dorcas Rodrigues Silva de Recamán |
AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS NA TRANSIÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – 1º e 2º ANOS | |
Vasti Gonçalves de Paula, Hozana Azevedo Rocha |
REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA REDE DE ENSINO DOCTUM | |
Juliano Sepe Lima Costa, Monique Montenegro |

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ISSN: 2448-1815