PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Angélica Alves, Camila Ferreira, Gabrieli Sgrâncio

Resumo


Pretende-se neste artigo verificar os fatores que levam o estudante a ingressar no estudo na escola regular, e se a mesma está apta para atender essa nova modalidade de ensino básico da EJA. Com a finalidade de embasar nosso artigo buscamos abordar aspectos legais e teóricos, a fim de fortalecer o tema proposto e apresentar as peculiaridades da modalidade de ensino EJA. O problema central da pesquisa é analisar se as práticas desenvolvidas pelos professores contribuem para o processo de ensino e aprendizagem. Teoricamente sustentamos as discussões em Freire (1996,1998 1999; 2005). A pesquisa é de caráter qualitativo, por meio da qual buscamos compreender o contexto investigado, por meio de observações e de entrevistas com professores, equipe pedagógica e estudantes. A pesquisa foi realizada em escola municipal que oferta EJA em Serra/ES. Dentre os resultados destacamos que a modalidade de ensino EJA é vista como um grande desafio para os professores, sobretudo no que tange à flexibilidade do currículo no sentido de atender as reais necessidades dos estudantes e assim contribuir com sua permanência na escola.

Palavras chaves: Educação; Prática Pedagógica; Aprendizagem



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