Edições anteriores

2024

v. 1, n. 11 (2024): Revista Científica Doctum - Profissão e Sociedade: Educação

Volume I, edição número 11 da Revista Doctum - Profissão e Sociedade: Educação

2023

v. 2, n. 10 (2023): Revista Científica Doctum - Profissão e Sociedade: Educação

Volume II, edição número 10 da Revista Doctum - Profissão e Sociedade: Educação

v. 1, n. 9 (2023): Revista Científica Doctum - Profissão e Sociedade: Educação

Volume I, edição número 9 da Revista Doctum - Profissão e Sociedade: Educação

2022

v. 1, n. 8 (2022): Revista Científica Doctum - Profissão e Sociedade: Educação

Volume I, edição número 8 da Revista Doctum - Profissão e Sociedade: Educação

2021

v. 1, n. 7 (2021): Revista Científica Doctum - Profissão e Sociedade: Educação

Volume I, edição número 7 da Revista Doctum - Profissão e Sociedade: Educação

2020

v. 1, n. 6 (2020): Revista Científica Doctum - Profissão e Sociedade: Educação

Volume I, edição número 6 da Revista Doctum - Profissão e Sociedade: Educação

2019

v. 1, n. 5 (2019): Revista Científica Doctum - Profissão e Sociedade: Educação

Volume I, edição número 5 da Revista Doctum - Profissão e Sociedade: Educação

2018

v. 1, n. 4 (2018): Revista Científica Doctum - Profissão e Sociedade: Educação

Volume I, edição número 4 da Revista Doctum - Profissão e Sociedade: Educação

2017

v. 1, n. 3 (2017): Revista Científica Doctum - Profissão e Sociedade: Educação

A articulação entre Direitos Humanos e Educação sinaliza a importância de que homens e mulheres, crianças e jovens, sejam formados e conduzam seus modos de viver e conviver inspirados pelo respeito à dignidade humana e pelos princípios da igualdade, da liberdade e da fraternidade, como dita o preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Nos últimos anos, estudos vinculam os Direitos Humanos e a Educação ao processo de formação escolar e ao exercício da cidadania, destacando as reflexões que contribuem para o reconhecimento da dignidade humana e do respeito, que devem sustentar as relações entre as pessoas nos diversos âmbitos de convivência social: na família, na escola, no bairro, na cidade, no país.

Especificamente no Brasil, a partir do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH, 2003), um conjunto de ações no ensino formal vem sendo desenvolvido. Em 2010, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República apoiaram as Secretarias Estaduais de Educação no desenvolvimento de Planos de Ação de Educação em Direitos Humanos.

Assim, considerando a importância de estudos e discussões que analisem os avanços e as limitações de uma educação voltada para a cidadania e para a democracia, e a missão institucional da Rede, este número da Revista Científica Doctum Educação tem como temática principal os Direitos Humanos, apresentando artigos de docentes e discentes da Rede que perpassam o tema em pauta, em diferentes aspectos.

Assim, convidamos a lerem e refletirem sobre as temáticas abordadas nesta edição para aprofundarmos o debate e o conhecimento a respeito da temática, apontando a importância da educação para a cultura dos direitos humanos.

Profa. M.Sc. Monique Montenegro, Editora Geral.


2016

v. 1, n. 2 (2016): Revista Científica Doctum - Profissão e Sociedade: Educação

Volume I, edição número 2 da Revista Doctum - Profissão e Sociedade: Educação

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ISSN: 2448-1815