DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E VULNERABILIDADE SOCIAL SOB A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO

Fernanda Rodrigues Laranjeira Rosa, Iêda Barra De Moura Galvão

Resumo


Por muito tempo a imagem de que as crianças residentes em casas de passagens e abrigos era de que os mesmos houvessem dificuldade de aprendizagem devido a sua situação familiar e social. O objetivo deste trabalho é compreender o papel que um educador tem na vida acadêmica desses indivíduos. Os conceitos utilizados abordam temas como dificuldade de comunicação, interação e aprendizagem. Todos os dados foram coletados através de entrevista com a coordenadora da instituição e conteúdo bibliográfico.

Realizei uma pesquisa para conhecer a fundo a realidade das crianças, e descobrir suas inseguranças e dificuldade escolar e qual o tipo de conteúdo que mais lhes proporcionam prazer pelos estudos.

Esse estudo me permitiu compreender que nem sempre a realidade da criança residente em uma casa de passagem interfere na sua vida como estudante. O que foi observado, é que podem existir, sim, crianças em vulnerabilidade social que com seu esforço reflete em um bom desempenho acadêmico.

PALAVRA - CHAVE: VULNERABILIDADE, EDUCADOR, CRIANÇA, ESCOLA, SOCIEDADE



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