AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS NA TRANSIÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – 1º e 2º ANOS

Vasti Gonçalves de Paula, Hozana Azevedo Rocha

Resumo


O artigo em tela tem como objetivo verificar como ocorre o processo de transição das crianças da educação infantil para o ensino fundamental e identificar os principais impactos dessa transição na vida das crianças focando os 1º e 2º anos das séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada numa escola privada no município de Serra/ES. Buscou-se ouvir os profissionais da área da educação da escola pesquisada, do espaço de aulas de reforço, fora da escola e uma Psicóloga que presta assessoria à escola. Os dados da pesquisa são resultantes do que foi relatado pelos sujeitos participantes do estudo, sendo interpretados por meio de suas narrativas, das observações realizadas dentro das salas de aulas e dos relatos dos pais em suas perspectivas diante do que vivenciam e/ou vivenciaram. Os diálogos teóricos foram estabelecidos com Rocha (2004), Corsaro (2005); Pinto e Sarmento (1997) Arroyo (1999); Dentre os resultados da pesquisa destaca-se que, apesar da implementação de práticas pedagógicas mais adequadas, os impactos na transição da educação infantil para o ensino fundamental são grandes e os alunos continuam invisíveis em sua condição crianças que ainda são, diante do modelo de aluno que se deseja e espera na nova etapa do ensino fundamental.

Palavras-chave: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Transição


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