BRINCADEIRAS DA INFÂNCIA: DESAFIOS VIVENCIADOS NO AMBIENTE ESCOLAR

Juliana Lambranho Tofano da Silva, Dorcas Rodrigues Silva de Recamán

Resumo


Compreender o que há de mágico no ato de brincar, ou seja, como o brincar é fundamental e essencial para o desenvolvimento da criança de forma bem prazerosa, é um dos objetivos deste artigo. Nesse contexto, a contribuição da pesquisa qualitativa torna-se necessária, em razão da ampliação que esta pesquisa permite no que diz respeito ao objeto de estudo: a brincadeira. Fazendo, portanto, uma reflexão sobre teoria e prática, confrontando essas ideias, considerando a problemática como resgatar as brincadeiras da infância dentro do contexto escolar? Tendo como objetivos refletir sobre as brincadeiras na infância e analisar o contexto didático-pedagógico do professor frente as brincadeiras por meio da pesquisa de campo, na qual observado o ato de brincar, e de como de fato acontece na prática. Questionários e entrevistas foram os instrumentos de coleta dos dados. E, a análise dos dados foi feita considerando a abordagem qualitativa reflexiva que as respostas apresentavam. Os sujeitos da pesquisa, professores e catorze alunos do grupo de cinco anos da Educação Infantil, expressaram o que significa o brincar no cotidiano escolar. O brincar, expressa um diálogo com o mundo e a forma como a criança representa, cria e recria a realidade à sua maneira, assim vão se desenvolvendo de forma prazerosa. Esse estudo precisa ter uma ação contínua em outras turmas da escola pesquisada.

 

Palavras-chave: Brincar. Escola. Infância. Professor e Brincadeiras.


Referências


BROUGÉRE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes médicas, 1998. CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. Educação para o laser. São Paulo: Moderna, p.15 -23, 1999.

CECCON, Claudius; OLIVEIRA, Miguel Darcy de; OLIVEIRA, Rosiska Darcy de. A vida na escola e a escola da vida. Petropólis: Vozes, p. 15- 20, 1983.

FONSECA, I. F. & MUNIZ, N. L. O Brincar na educação física escolar: Em busca da valorização de diferentes perspectivas apud. Revista Brasileira de ciências do esporte. Vol. 21, nº2 e 3. P. 80, Unicamp, 2000.

GUILFORT, J. P.(1897-1987) ”Criativity”, American Psychologist, 5: p.444-455. Buenos Aires: Ed. Paidos.

KNELLER, George F. Arte e Ciência da criatividade. São Paulo: Ibrasa, p. 20-35, 1976.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Brasil: Cortez, p. 25-40, 2000.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. 6 ed. São Paulo, SP. Martins Fontes Editora LTDA, 2000.

VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. & LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.

WINNICOTTI, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, p. 80-95), 1975.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .