DEPREDAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO ESCOLAR: INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA ESTADUAL DR. GERALDO PARREIRAS DE JOÃO MONLEVADE – MG

Geralda Carolina Martins de Castro Domingues, Breno Eustáquio da Silva

Resumo


Trabalhar em sala de aula, partindo da realidade do aluno, é um desafio constante, principalmente quando o assunto é patrimônio público. Por isso, é de extrema importância esclarecer para o aluno o que é patrimônio, para que ele serve, como deve ser mantido, a quem pode servir e a sua importância dentro do contexto histórico de uma instituição escolar. É preciso despertar na comunidade a abstração do respeito ao outro e às coisas do outro. Só assim ocorrerá a verdadeira transformação em nossos educandos. Trata-se de uma ação que envolva não somente a comunidade escolar, mas os órgãos governamentais e não governamentais. Este é o assunto principal deste artigo que tem como foco a mobilização de todos no sentido de minimizar os problemas de depredação escolar através da prática de intervenção e de conscientização geral. Nesse sentido, cidadãos conscientes farão a diferença porque serão protagonistas de uma sociedade mais justa e mais humanizada.

 

Palavras-chave: Depredação. Patrimônio Público. Escola.


Referências


ALEXANDRINO, Marcelo. Direito Administrativo Descomplicado. Rio de Janeiro: Editora Impetus, 2008.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2008.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 19ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.

FERREIRA, Fernanda Cristina. Conforto ambiental e eficiência energética: caso da Rede Estadual de Escolas Públicas de Minas Gerais. Dissertação de Pós-Graduação apresentada à Universidade Federal de Minas Gerais, Núcleo de Arquitetura e Urbanismo. 256 f. 2006.

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A Organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

LIBÂNEO, José Carlos; DE OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2010.

LIMBERGER, Têmis. Atos lesivos ao patrimônio público: os princípios constitucionais. Porto Alegre: Livro do Advogado, 1998.

MARTINS, Fernando Rodrigues. Controle do Patrimônio Público. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2000.

MAZZILLI, Hugo Nigro. A defesa dos interesses difusos em juízo. São Paulo: Saraiva, 2001.

OLIVEIRA, Breynner Ricardo el al. Orientações gerais para a elaboração do Artigo Científico como trabalho de conclusão de curso. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto, 2014-2015.

PIAGET, Jean. Desenvolvimento Intelectual: da criança ao adolescente. 23ª ed. New York: Basic Books, 2006.

SOUZA, Djacyr. Preservação do Ambiente: uma ação de Cidadania. Fortaleza: Brasil Tropical, 2003.

TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Valores Humanos & Gestão: novas perspectivas. São Paulo: Senac, 2008.

TIBA, Içami. Disciplina: limite na medida certa. São Paulo: Gente, 1996.

VERGARA, Sylvia Constant. Metodologia de Pesquisa Científica: normas da ABNT. 8. Ed. São Paulo: Atlas, 2007.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .