EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DEMANDAS, ATRIBUIÇÕES E DESAFIOS DE PROFISSIONAIS DA PEDAGOGIA COM ALUNOS DO ESPECTRO AUTISTA

Raubete da Silva Souza, Renata de Souza Ribeiro Paiva

Resumo


O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo refletir sobre os desafios, demandas e atribuições da intervenção profissional de um pedagogo para com alunos do Espectro Autista, visto a importância deste profissional na manutenção dos direitos das crianças e adolescentes com este transtorno. Para esta reflexão, o trabalho utilizou uma pesquisa bibliográfica de forma qualitativa. Desta forma, foi conceituado o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a trajetória de conquistas de direitos ao longo das décadas para uma melhor visualização dos fatores históricos, além dos fundamentos teóricos e metodológicos que possibilitaram a evolução desta profissão para o conceito atual de Educação Inclusiva nas escolas. Em seguida, foi apontado como o professor esteve presente durante a evolução do tratamento e manutenção dos direitos da criança e adolescente na educação do Brasil. Com isso, a pesquisa apresentou a situação atual enfrentada pela criança e adolescente do espectro autista no ambiente escolar, mostrando as dificuldades encontradas pelas mesmas. E a partir destes apontamentos, foi realizada uma discussão sobre a realidade atual da intervenção de um profissional da Pedagogia na área da educação inclusiva, quais os desafios encontrados, as demandas recebidas e as atribuições do mesmo no cotidiano e qual a importância de sua atuação para com esses alunos.


Palavras-chave: educação inclusiva; intervenção profissional; espectro autista; pedagogia; educação infantil.



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