CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E OS EFEITOS NO COMPORTAMENTO EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DA COVID-19

Ana Maria de Abreu Machado, Thais Mendonça Alves Pereira, Augusto Cezar Romero de Rezende

Resumo


O objetivo geral do artigo é identificar quais os efeitos e consequências gerados nocomportamento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista emdecorrência da pandemia do Covid-19. Esta pesquisa foi constituída de uma revisãode literatura em publicações norteada pelo TEA no contexto da pandemia. Para essaprodução foram utilizados artigos brasileiros publicados nos anos 2020 a 2022, entreoutros instrumentos considerados relevantes para conceituar e fundamentar apesquisa. As análises apontaram alterações no comportamento dos autistas,ocasionados pela mudança inesperada na rotina familiar, tais como aumento daansiedade, irritabilidade, estresse, agressividade, ineficiência no sono e adesregulação da alimentação. Simultaneamente as observações também apontamque as mudanças tiveram efeitos benéficos, devido ao convívio com a família e asatividades de interação adaptada para seus filhos. Por fim, os resultados sãofundamentais para novos estudos e planejamento de estratégias e políticas públicasque abordem especificamente a população autista no enfrentamento de eventosestressores.

Palavras-chave: Isolamento Social. Pandemia. Transtorno do Espectro Autista.Comportamento.


Referências


AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora, 2014. Disponível em:

file:///C:/Users/Usuario/Desktop/Manual%20Diagn%C3%B3sico%20e%20Estat%C3%ADstic

o%20de%20Transtornos%20Mentais%20-%20DSM-5.pdf

Acesso em: 20/03/2022.

BARBOSA, André Machado et al. Os impactos da pandemia COVID-19 na vida das pessoas com transtorno do espectro autista. Revista da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, v. 24, n. 48, p. 91-105, 2020. Disponível em:

Acesso em 10/04/2022.

BRITO, Adriana Rocha et al. Autismo e os novos desafios impostos pela pandemia da COVID-19 Autism and the new challenges imposed by the COVID-19 pandemic.

Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/72.pdf.

Acesso em 10/04/2022.

DA SILVA, Ana Carolina Galhardo et al. Famílias frente a crianças com diagnóstico de autismo: um olhar para a atuação de profissionais da psicologia. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 7, p. 69579-69592, 2021. Disponível em:

https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/32689.

Acesso em 15/03/2022.

DE OLIVEIRA, Amanda et al. Impactos da pandemia do COVID-19 no

desenvolvimento de crianças com o transtorno do espectro autista. Revista Eletrônica Acervo Científico, v. 27, p. e7728-e7728, 2021. Disponível em:

https://acervomais.com.br/index.php/cientifico/article/view/7728. Acesso em 10/03/2022. Acesso em: 20/05/2022.

DE SOUSA ALVES, Silvana Ferreira et al. IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NA SAÚDE DE CUIDADORAS DE PESSOAS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA. Disponível em:

https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/3269. Acesso em: 05/04/2022.

DE SOUSA GODÓI, Rafael Simões; DE MENDONÇA OLIVEIRA, Ana Luiza; DE MELO, Denise. INTENSIFICAÇÃO DO CICLO DA INVISIBILIDADE E O IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS COM AUTISMO EM DECORRÊNCIA DO

ISOLAMENTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Apae Ciência, v. 16, n. 2, p. 52-63, 2021. Disponível em: .

Acesso em: 05/04/2022

DOS SANTOS, Regina Kelly et al. TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA): DO RECONHECIMENTO À INCLUSÃO NO ÂMBITO

EDUCACIONAL. Revista Includere, v. 3, n. 1, 2017. Disponível em:

https://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/includere/article/view/7413.

Acesso em 01/02/2022.

FERNANDES, Amanda Dourado Souza Akahosi et al. Intervenções informacionais como apoio às famílias de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) durante pandemia da covid-19. Revista GEMInIS, v. 11, n. 3, p. 70-86,2020. Disponível em:

https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/562.

Acesso em 10/04/2022.

FILGUEIRA, Leila Maria; BRILHANTE, Aline Veras Morais. Percepção de mães de crianças autistas sobre o isolamento social motivado pela pandemia do Covid-

New Trends in Qualitative Research, v. 8, p. 514-520, 2021. Disponível em: https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/443.

Acesso em 04/05/2022.

GADIA, Carlos A.; TUCHMAN, Roberto; ROTTA, Newra T. Autismo e doenças invasivas de desenvolvimento. Jornal de pediatria, v. 80, n. 2, p. 83-94, 2004. Disponível em:

Acesso em 10/04/2022.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6a edição. Rio de Janeiro: Atlas, 2017. Virtual Books, 2017. Local de acesso:

Acesso em: 10/01/2022.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7a edição. Rio de Janeiro: Atlas, 2019. Virtual Books, 2019. Local de

acesso:

Acesso em: 10/01/2022.

GIVIGI, Rosana Carla do Nascimento et al. Efeitos do isolamento na pandemia por COVID-19 no comportamento de crianças e adolescentes com autismo. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, v. 24, p. 618-640, 2021.

Disponível em:

https://www.scielo.br/j/rlpf/a/dbvBFTDLtMhkmmN5GksJ5hs/abstract/?lang=pt. Acesso em 10/04/2022.

GOMES, Paulyane et al. Autismo no Brasil, desafios familiares e estratégias de superação: revisão sistemática. Jornal de pediatria, v. 91, p. 111-121, 2015. Disponível em:

&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 15/03/2022.

GRIESI-OLIVEIRA, Karina; SERTIÉ, Andréa Laurato. Transtornos do espectro autista: um guia atualizado para aconselhamento genético. Einstein (São Paulo), v.15, p. 233-238, 2017. Disponível em:

Acesso: 18/03/2021.

JÚNIOR, F, P. Como o novo coronavírus impactou a vida e o mundo no universo do autismo. Revista Autismo. 2020. Disponível em :

https://www.revistaautismo.com.br/destaque/pandemia/.

Acesso em 10/03/2022.

Kalvin, C. B., Jordan, R. P., Rowley, S. N., Weis, A., Wood, K. S., Wood, J. J.,Ibrahim, K., & Sukhodolsky, D. G. (2021). Conducting CBT for Anxiety in Children with Autism Spectrum Disorder During COVID-19 Pandemic. Journal of Autism and Developmental Disorders. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10803-020-

-. Acesso em: 01/05/2022.

LEITE, Francisca das Chagas Costa; DE FARIAS, Ruth Raquel Soares; DE

SABOIA, Tamires Moura. Fonoaudiologia educacional e autismo: defasagens e prejuízos da modalidade de ensino remoto em meio a pandemia da COVID-19 (2020

a 2021). Research, Society and Development, v. 10, n. 15, p. e582101523032-e582101523032, 2021. Disponível em:

Acesso em: 01/06/2022

LIMA, ROSSANO CABRAL. Distanciamento e isolamento sociais pela Covid-19 no Brasil: impactos na saúde mental. Physis, Rio de Janeiro , v. 30, n. 2, e300214, 2020

Disponível em:

&lng=en&nrm=iso>.Acesso em 10/03/2022.

MACHADO, Mônica Sperb; LONDERO, Angélica Dotto; PEREIRA, Caroline Rubin Rossato. Tornar-se família de uma criança com transtorno do espectro autista. Contextos Clínic, São Leopoldo , v. 11, n. 3, p. 335-350, dez. 2018. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/jped/a/wKsNY3ngvLDcRZ5bxWCn47v/abstract/?lang=en Acesso em: 15/03/2022.

MALFITANO, Ana Paula Serrata; CRUZ, Daniel Marinho Cezar da; LOPES, Roseli Esquerdo. Terapia ocupacional em tempos de pandemia: seguridade social e garantias de um cotidiano possível para todos. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 28, p. 401-404, 2020. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/cadbto/a/8GTs4kNrff8Xh6qFwsrK9GD/?lang=pt>

Acesso em: 01/06/2022.

MIELE, Fernanda Gonçalves; AMATO, Cibelle Albuquerque de la Higuera.

Transtono do espectro autista: qualidade de vida e estresse em cuidadores e/ou familiares-revisão de literatura. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do

Desenvolvimento, v. 16, n. 2, p. 89-102, 2016. Disponível em:

http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cpdd/v16n2/v16n2a11.pdf>

Acesso em: 01/06/2022

MIRANDA et al. “Relatório Técnico da pesquisa saúde mental dos estudantes do IFPA em tempos de pandemia”. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ- IFPA. 2020. Disponível em:https://ifpa.edu.br/coronavirus/documentos-covid-19/5222-relatorio-tecnico-da-pesquisa-saude-mental-dos-estudantes-do-ifpa-em-tempos-de-pandemia/file Acesso em: 05/02/2022

MONTEIRO, Claudia Guerra et al. O ENSINO NA PANDEMIA: UMA ANÁLISE

COMPARATIVA DO DISPOSITIVO AUTISTA DE INCLUSÃO (DAI) COMO NOVA PROPOSTA PARA A FAMÍLIA COM CRIANÇA COM TRANSTORNO DO

ESPECTRO AUTISTA. BIUS-Boletim Informativo Unimotrisaúde em

Sociogerontologia, v. 26, n. 20, p. 1-16, 2021. Disponível em:

. Acesso em: 01/06/2022

NASCIMENTO, Iramar Baptistella do; BITENCOURT, Cristiano Rech; FLEIG,

Raquel. Estratégias para o transtorno do espectro autista: interação social e intervenções terapêuticas. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 2021. Disponível em:

Acesso em: 10/04/2022.

NASCIMENTO, Meiriellen Patrícia dos Santos. As mudanças na dinâmica familiar de crianças com transtorno do espectro autista devido à pandemia do coronavírus. 2020. Disponível em:

Acesso em: 10/04/2022.

NASCIMENTO, Rafaela Pereira et al. A influência da pandemia no comportamento de crianças e adolescentes autistas The influence of the pandemic on the behavior of autistic children and adolescents. Brazilian Journal of Health Review, v. 4, n. 5, p. 22742-22748, 2021. Disponível em:

https://www.brazilianjournals.com/ojs/index.php/BJHR/article/view/38058. Acesso em: 30/04/2022.

SOUSA, Dayse Mayara Ferreira et al. ATENDIMENTO AO TRANSTORNO DO

ESPECTRO AUTISTA DURANTE A PANDEMIA: REABILITAÇÃO INTELECTUAL NO CER III DA APAE DE BAURU. Apae Ciência, v. 16, n. 2, p. 238-247, 2021.

Disponível em:

Acesso em: 25/05/22.

SPROVIERI, Maria Helena S.; ASSUMPÇÃO JR, Francisco B. Dinâmica familiar de crianças autistas. Arquivos de Neuro-psiquiatria, v. 59, p. 230-237, 2001. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/anp/a/mbPCH7zLH7Rn3Qv46VFKkCm/abstract/?lang=pt Acesso em: 01/06/2022

ZANATTA, Elisangela Argenta et al. Cotidiano de famílias que convivem com o autismo infantil. Revista Baiana de Enfermagem, v. 28, n. 3, 2014. Disponível em:

< https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/10451>

Acesso em: 01/06/2022.

Organização Mundial da Saúde. (2022). Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID). Disponível em:

https://www.who.int/standards/classifications/classification-of-diseases#:~:text=ICD-

%20Adoption-,The%20latest%20version%20of%20the%20ICD%2C%20ICD-11%2C%20was,1st%20January%202022.%20... Acesso em: 01/06/2022.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .