EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Amanda Souza Ribeiro Alves, Iêda Barra De Moura Galvão

Resumo


A música vai além do desenvolvimento do conhecimento musical e da capacidade de expressão artística; também serve como uma ferramenta vital de aprendizado, sendo crucial na busca do conhecimento e possibilitando o desenvolvimento do cérebro por meio da leveza, criatividade e emoção.

Utilizar a música e suas várias possibilidades para incentivar a interdisciplinaridade, pode incentivar a participação ativa da criança no processo de aprendizagem, a música através dos ritmos pode também, desenvolver a cooperação, a socialização e quebrar as barreiras que dificultam o desenvolvimento do aluno.

Palavras-Chave: música, aprendizagem, educação infantil



Referências


CAREGNATO, Caroline. Relações entre a Teoria Espiral do Desenvolvimento Musical e a Epistemologia genética. Scheme, Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genética. Volume 5, n.1, p. 128-146, jan-jul/2013.

COSTA, Maria. Clara.; BARBOSA, Jaime. Filipe. Avaliação da performance instrumental pelos professores de trompete: questões e desafios. Per Musi. Belo Horizonte, n.31, p.134- 148, 2015.

CUNHA, Marcus Vinícius da. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2008. ISBN-13: 9788598271507.

GIL, A. C. (2009). Estudo de Caso: Fundamentação Científica, Subsídios para Coleta e Análise de Dados e Como Redigir o Relatório. São Paulo: Atlas. [ Links ]

HENTSCHKE, Liane. Musical Development: Testing a Model in Audience-Listening Setting. Ph.DThesis. Univesityof London, InstituteofEducation, 1993

HOLM. A. M. Baby - Art: os primeiros passos com a arte. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2007.

KISHIMOTO, T. M. (1990, junho). Teorias, pesquisas e organizações que valorizam o jogo na educação pré-escolar; o exemplo da brinquedoteca. Cadernos do EDM, FEUSP, 2(2). [ Links ]

KISHIMOTO, T. M. (1999). Brincadeiras na educação [Entrevista concedida a Luís Barco no programa de Televisão Terceiro Milênio - Rede Vida[. São Paulo.

MACEDO, L de; Petty, AL Sícoli; Passos, N Christe. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.

MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque. Diferenciações e integrações: o conhecimento novo na composição musical infantil 279f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

Noffs, N. A. (2000). A brinquedoteca na visão psicopedagógica. In V. B. Oliveira (Org.), O brincar e a criança do nascimento aos seis anos. Petrópolis, RJ: Vozes.

OSTETTO, L. Educação Infantil Saberes e Fazeres da Formação de Professores. São Paulo. Editora: Papirus. 2010

PIAGET, Jean. A epistemologia genética. Os pensadores. Tradução de Nathanael C. Caixeiro. São Paulo: Abril Cultural, 1978

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança, imitação, jogo, sonho, imagem e representação de jogo. São Paulo: Zahar, 1971.

PORTAL EDUCAÇÃO. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/jean-piaget-biografia/53974 . Acesso em: 09 Dez 2017.

SANTINI, Rita de Cássia Giraldi. Dimensões do lazer e da recreação questões sociais, espaciais, sociais e psicológicas. São Paulo: Angelotti, 1993.

SANTOS SMP. Dos (org.). 1999. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. 4. ed. Petrópolis: Vozes.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .