O AUTISMO NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS POSTOS AO PEDAGOGO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO

Maria Aparecida Ferreira Abreu, Iêda Barra De Moura Galvão

Resumo


O presente estudo aborda a questão do autismo na educação e os desafios colocados ao pedagogo em seu amplo campo de atuação. Esse estudo permitirá observar em que medida o profissional da pedagogia poderá auxiliar no diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista) em crianças a partir dos 7 anos, considerando o alto índice de casos nos últimos anos, mesmo com a obrigatoriedade da educação inclusiva que vem auxiliando e amenizando tal questão. Sendo assim este estudo propõe como objetivo a análise do papel do pedagogo e os desafios postos ao profissional no campo de atuação frente aos casos enfrentados por estes profissionais. Será realizada pesquisa qualitativa exploratória com profissionais pedagogos da rede pública de ensino onde deverá cumprir o critério de ter pelo menos um aluno com diagnóstico médico prévio de Transtornos do Espectro Autista (TEA) na escola onde atuam. Para a coleta de dados realizar-se-á questionário semiestruturado. Para análise dos dados, será empregada a metodologia qualitativa de análise de conteúdo e os resultados poderão responder se os desafios enfrentados pelos pedagogos estão relacionados à necessidade de fornecer atividades de formação continuada que sejam menos gerais e mais focadas nas necessidades dos professores, sobretudo quanto aos aspectos para, assim, criar condições favoráveis à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos com TEA no ambiente inclusivo além de chegarmos a conclusão de que sem uma capacitação objetiva não há como estabelecer um pleno desenvolvimento da criança com TEA, sendo que muita das vezes o educando nem o espaço estão adequados à política de inclusão.



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