ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZADO DURANTE A PANDEMIA COVID-19, SOB A ÓTICA DE PAIS OU RESPONSÁVEIS PELOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA LÍBER, LOCALIZADA NA CIDADE DE CARATINGA/MG

Vitória Irma Gonçalves Lopes de Faria Freitas

Resumo


Em tempo de pandemia da COVID-19, é notório que a palavra de ordem é reinventar, principalmente na área da educação. A tempo na história da educação se constatou mudanças tão rápidas do processo de ensino e aprendizado.Com isso o estudo propõe analisar as percepções de pais ou responsáveis por alunos regularmente matriculados no 3º Ano do Ensino Fundamental da Escola Líber localizada na cidade de Caratinga MG. A metodologia adotada trata-se quanto a natureza como pesquisa básica, descritivo, do tipo estudo de caso. As coletas de resultados foram feitas através do uso de questionário online, com a participação de pais ou responsáveis. Após o estudo, concluímos que as mudanças vêm impactando a vida de todos os autores do processo, que tal novidade requer acompanhamento da gestão escolar, mas que em linhas gerais tem fluído bem, a ponto do processo contar com uma rejeição inicial e finalizar com dúvidas quanto a continuar ou não com a associação do métodos convencionais (aulas presenciais) e métodos utilizados no período de pandemia, mostrando assim, efeitos de grandes relevâncias que necessitam ser discutidas.

Referências


AUSUBEL, David P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva.Portugal: Paralelo Editora, 2003.

Brasil. Ministério da Educação. Base Curricular Comum. 2019. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 13 maio 2020.

BRUNER, J. S. Realidade Mental, Mundos Possíveis. Porto Alegre, Artes Médicas, 1998[Publicado originalmente em 1986].

GOMES, R.R.; FRIEDRICH, M.A. Contribuições dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 1., 2001, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2001. p. 389-392.FREIRE, P.Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MATOS,M.G. Comunicação e gestão de conflitos na escola. Lisboa:EMH- Universidade deLisboa, 1997.

REDAÇÃO. Wuhan, onde surgiu o novo coronavírus, é exemplo de ‘esperança’, diz OMS. 2020. Disponível em:

https://veja.abril.com.br/mundo/wuhan-onde-surgiu-o-novo-coronavirus-e- exemplo-de-esperanca-diz-oms/. Acesso em: 14 maio 2020.

VAILLANT, D.; CARLOS MARCELO. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de umaaprendizagem. Curitiba: UTFPR, 2012.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .