O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

Flaviani Rocha Nascimento, Lilian Pereira Menenguci

Resumo


Este trabalho teve como objetivo revisitar conceitos inerentes ao campo da Alfabetização na perspectiva do Letramento, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, se apropriou da pesquisa de natureza bibliográfica como ferramenta metodológica. Analisou estudos, pesquisas e publicações em livros, artigos e periódicos produzidos na área da Educação. Neste artigo, a proposta teórica assume as contribuições de autoras como Ana Teberosky, Emilia Ferreiro, Magda Soares e Maria do Rosário Longo Mortatti. Ambas figuram entre as mais potentes estudiosas do tema na Argentina e no Brasil. Além disso, se aproxima da obra cinematográfica “Narradores de Javé”, de Eliane Caffé (2004), para, a partir dela, discutir conceitos do campo da educação, sobretudo, relacionados à Alfabetização e Letramento. O trabalho ficcional de Caffé se apresenta como importante elemento disparador de reflexões sobre o tema. Do ponto de vista dos resultados, a pesquisa revela que embora os conceitos de alfabetização e letramento, e aqueles que compõem esse campo semântico, venham sofrendo revisões nas últimas décadas, elas ainda não foram capazes de garantir, na prática pedagógica, a erradicação do analfabetismo. Ao mesmo tempo, o resultado mostra que para reformar a Alfabetização é preciso transformar o pensamento que se tem sobre ela. A mudança que se pretende na prática, começa na forma de concebê-la.


Palavras-chave: Educação. Alfabetização. Letramento.

Referências


ARAÚJO, Luciane de Sousa Lopes. Analfabetismo funcional, alfabetização e letramento: ações da escola na produção de pesquisas entre 2011 e 2016 /Luciana de Sousa Lopes Araújo. São Paulo, 2018.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2019: notas estatísticas. Brasília, 2020.

CASTRO, Flávia da Silva. Letramento e alfabetização: sociogênese e/ou psicogênese, quais os caminhos da apropriação da escrita?/ Flávia da Silva Castro. Porto Alegre, 2010.

GARCIA, C. M. Formação de professores – Para uma mudança educativa. Tradução Isabel Narciso. Porto – Portugal: Porto Editora, 1999.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

Portal Nova Escola. Educação infantil lugar de aprendizagem. Disponível:< https://novaescola.org.br/conteudo/118/educação-infantil-lugar-aprendizagem- creche-preescola / >. Acesso em 14/05/2020.

SILVA, Célia Cavalcante do Nascimento. Alfabetização e letramento: Métodos Pedagógicos nas Séries Iniciais das Escolas Públicas Municipais da Ilha de Itamaracá - Pernambuco – Brasil / Célia Cavalcante do Nascimento Silva. Asunción – Paraguay, 201

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos. Disponível em:

. Acesso em: 20/05/2020.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2014.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .