O PROTAGONISMO COMO PRINCÍPIO FAVORECEDOR NA EDUCAÇÃO DA PRIMEIRA INF NCIA

Bruna Dayane Valadares Batista, Karine Christina Corrente Sampaio, Vasti Gonçalves de Paula

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir e analisar o protagonismo como princípio favorecedor à aprendizagem e ao desenvolvimento na educação da primeira infância. O problema norteador do estudo se pauta nas ações que os docentes devem ter no contexto escolar, para que a criança manifeste o protagonismo. A pesquisa é de natureza qualitativa. Esse tipo de pesquisa é uma das mais utilizadas na área de ciências sociais na qual estuda os aspectos sociais que norteiam a vida humana. Os dados foram coletados em documentos institucionais que norteiam o trabalho com/para o protagonismo infantil e por meio de questionários, via Google docs a profissionais que atuam na educação infantil da rede pública e privada do município de Vitória/ES. Os principais autores com os quais estabelecemos diálogo foram, Malaguizzi (1999), Fillipini (2009) e Sarmento (2003). Dentre os resultados do estudo, destacamos que o trabalho docente voltado ao protagonismo infantil favorece o desenvolvimento da criança em sala de aula, revelando aprendizagens e desenvolvimento.

Palavras-chave: Protagonismo. Educação Infantil. Infância



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