OFICINA DO BRINCAR: ESPAÇO CRIATIVO PARA CRIANÇAS COM TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 21

Alessandra Leite Dionísio, Camila Freire de Souza Amaral

Resumo


O presente artigo, que resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa, teve como objetivo investigar o brincar, promovido por meio do projeto “Oficina do Brincar”, com um grupo de crianças, com Trissomia do Cromossomo 21, que frequentam a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Síndrome de Down, na cidade de Vitória(ES). Para a coleta de dados, além de análise de documentos, foram utilizados questionários, com perguntas abertas, aplicados para familiares e profissionais que praticam a Associação. Além disso, a pesquisa contou com um momento de intervenção promovido pelas alunas-pesquisadoras junto ao grupo de crianças com T21. Do ponto de vista teórico, contribuições de Kishimoto (2011) e Vygotsky (1998), entre outros, sustentam o trabalho. O estudo conclui que o brincar potencializa o processo de aprendizagem e desenvolvimento de quaisquer crianças, inclusive de crianças com deficiência, e precisa, mais que nunca, de espaços garantidos, na escola e fora dela.

Palavras-chave: Brincar, Educação Infantil, Trissomia.



Referências


CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida; LUCENA, Regina Ferreira de. Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil. São Paulo: Papirus, 2012.

FÁVERO, M. H. A. A pesquisa de intervenção na psicologia da educação matemática. Educar em revista, Curitiba. Editora UFPR. n. Especial 1/2011, p. 47-62, 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/er/nse1/04.pdf > Acesso em: 28 jun. 2019.

FRIEDMANN, Adriana (et all). O Direito de Brincar: a Brinquedoteca. São Paulo: Scritta: Abrinq,1996.

LEWGOY, Alzira Mª. B; SCAVONI, Maria Lucia. Supervisão em Serviço Social: a formação do olhar ampliado. In: Revista Texto & Contextos. EDIPUCRS. Porto Alegre: 2002.

PENTEADO. Jogo e Formação de professores: videopsicodrama pedagógico. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida(Org.) Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 2011.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins, 1994.

WEIS, Luise. Brinquedos & Engenhocas: atividades lúdicas com sucata. São Paulo: Scipione, 1997.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .