BRINCADEIRAS DA INFÂNCIA: DESAFIOS VIVENCIADOS NO AMBIENTE ESCOLAR

Juliana Lambranho Tofano da Silva

Resumo


O presente artigo, busca compreender o que há de mágico no ato de brincar, ou seja, como o brincar é fundamental e essencial para o desenvolvimento da criança de forma bem prazerosa. Assim se faz necessário incluir uma pesquisa qualitativa sobre o brincar. Fazendo uma reflexão sobre teoria e prática, confrontando essas ideias, para isso a preocupação em pesquisar “Como resgatar as brincadeiras da infância dentro do contexto escolar”? Tendo como objetivos refletir sobre as brincadeiras na infância e analisar o contexto didático-pedagógico do professor frente às brincadeiras através de uma pesquisa de campo em que será observado como o ato de fato acontece na prática em seguida será apresentado uma análise sobre os dados obtidos. Concluímos dizendo que o brincar é essencial para as crianças, pois expressa um diálogo com o mundo e a forma como a criança representa, cria e recria a realidade à sua maneira, assim vão se desenvolvendo de forma prazerosa.

Palavras-chave: Brincar, escola, criança, professor e brincadeiras.

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