INFLUÊNCIAS DA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO AOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Larissa Ribeiro, Mirian Lopes

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo identificar e compreender as influências da relação professor e aluno nos processos de ensino e aprendizagem de alunos no ensino fundamental assumindo essa relação sob a dimensão humana. A pesquisa é de natureza qualitativa, tendo sido realizada por meio de uma pesquisa de campo em uma escola pública municipal da cidade de Serra. Buscou-se embasamento teórico nas obras de Paulo Freire, Henri Wallon e Libâneo, que defendem a necessidade de uma vivência humanizada entre professor e aluno no ambiente escolar. Utilizamos como instrumentos de coleta a observação participante e entrevistas semiestruturadas com professores e alunos, sendo que com os alunos consideramos suas expressões, também, por meio de desenhos, sobre suas percepções. Dentre os resultados do estudo destacamos que os alunos que estão há mais tempo com o mesmo professor, somado ao professor que estreita a proximidade com seus alunos, estabelecem uma relação definida, pelo aluno, não só como mediadora, mas uma relação de confiança pessoal e educacional.

Palavras-chave: relação professor e aluno; processo de ensino e aprendizagem.



Referências


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