O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO: O QUE NOS DIZEM AS PROFESSORAS?

Brenda Novais Ziviani, Lilian Pereira Menenguci

Resumo


Resumo: Este estudo, que resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa, tevecomo objetivo desvelar os desafios que professoras de classes regulares enfrentamno processo de alfabetização do público de crianças com autismo na escola comum.Aborda a educação da criança com autismo, especialmente em processo dealfabetização, nos anos iniciais do ensino fundamental. Fundamenta-se nascontribuições de estudiosos como Baptista, Kanner, Vasques e outros. Para acoleta de dados o estudo utilizou da técnica de entrevistas. Quatro professoras, queatuam em escolas privadas, com processos de alfabetização, participaram desteestudo. Dessas, 3 são professoras de Anápolis(GO) e uma de Serra(ES). Concluique, a Alfabetização, de quaisquer crianças, é um desafio para a Educação e paraas escolas brasileiras. A alfabetização de crianças com autismo, um desafio aindamais potencializado no cotidiano escolar. Esse desafio, contudo, é possível de seratravessado. Isso, entretanto, exige uma rede de apoio que envolva professoras,famílias e equipes transdisciplinares.

Palavras-chave: Alfabetização, Autismo, Inclusão


Referências


ASPERGER, H. Autisticpsychopathy in childhood. In: UTA Frith (Ed.). Autismand Asperger Syndome. UK: Cambridge University Press, 1996.

BAPTISTA, C. R.; BOSA, C. (Org.). Autismo e educação: reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial. Brasília: MEC/SEESP,1994.

FERRARI, Pierre. Autismo infantil. São Paulo: Paulinas, 2007.

GODOY, Arilda S., Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades, In:Revista de Administração de Empresas, v.35, n.2, Mar./Abr. 1995a, p. 57-63.

GOMES, Manoel Messias; SILVA, Severina Rodrigues de Almeida Melo; MOURA, Deniza Dias de. A importância da família para o sujeito portador de autismo, a educação e a formação docente. Revista Educação Pública, v. 19, no 25, 15 de

outubro de 2019. Disponível em:

https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/25/a-importancia-da-familia-para-o-sujeito-portador-de-autismo-a-educacao-e-a-formacao-docente

IRIBARRY, Isac Nikos. O diagnóstico transdisciplinar como dispositivo para o trabalho de inclusão. In: BAPTISTA, C. R.; BOSA, C. (Org.). Autismo e educação: reflexões e propostas de intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2002.

KANNER, L. Os distúrbios autísticos do contato afetivo. In: ROCHA, P.S. (Org.). Autismos. São Paulo: Editora Escuta, 1997.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Editora Moderna, 2003.

ROCHA, P. S. Autismo: construções e desconstruções. São Paulo: Casa do psicólogo, 2007.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico [livro eletrônico] 1. ed. -- São Paulo : Cortez, 2013.

SILVA, Severina Rodrigues de Almeida Melo. Mediação escolar no transtorno de espectro autista: abordagem na sala de recursos multifuncional. Educação Pública, v. 19, no 6, 26 de março de 2019. Disponível em:

https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos. Acesso em: 07 abr. 2019.

VASQUES, C. K. Um coelho branco sobre a neve: estudo sobre a escolarização de sujeitos com psicose infantil. 2003.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .