EDUCAÇÃO INCLUSIVA, A ARTE DE INCLUIR CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, DENTRO DO COTIDIANO ESCOLAR, COM BRINQUEDOS INCLUSIVOS

Ana Paula Martins Do Nascimento Eler, Iêda Barra De Moura Galvão, Sander Justino Persiano Neves, Alcides Alves de Freitas

Resumo


Todas as crianças precisam brincar, está necessidade está diretamente ligada ao seudesenvolvimento emocional, cognitivo e físico. E em se tratando do contexto escolar, maisespecificamente da educação inclusiva, vemos que as crianças com necessidades especiais têm seucontato com brincadeiras atrelado ao medo dos pais e profissionais, por acharem-nas mais frágeis, emais suscetíveis a se machucarem. Pensando nesta situação problema, quero criar um parquinhoInclusivo dentro da escola, este parquinho servirá de gatilho inicial para despontar a inclusão. Atravésda minha pesquisa no colégio EMEIEF Professora Nelci Gomes da Costa para a elaboração desteestudo de caso, pude constatar a carência de se envolver as crianças com necessidades especiaisnas atividades recreativas ao ar livre desta unidade de ensino. Por meio desta prática singular, ascrianças poderiam interagir com as demais com segurança, e brincar com melhor qualidade, poisestariam aproveitando espaços que foram elaborados pensando nelas, e na didática da inclusão ondeas crianças aprendem brincando.

Referências


CORDAZZO, Scheila Tatiana Duarte; VIEIRA, Mauro Luís. A brincadeira e

suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento.

DA LUZ, Giordana Machado; KUHNEN, Ariane. O uso dos espaços urbanos

pelas crianças: explorando o comportamento do brincar em praças

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https://www.ipabrasil.org › post › o-brincar-na-educação... Pesquisado em 16/05/23 altipisos.com.br https://altipisos.com.br › blog › espaço-infantil-inclusi.

Espaço infantil inclusivo. Qual o playground certo para isso?

Pesquisado em 20/05/23


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