O INSTITUTO DA EQUIPARAÇÃO SALARIAL EM CADEIA

Vinicius Chaves de Almeida, Hazel Ena do Socorro Santos

Resumo


O presente artigo intitulado, “O instituto da equiparação salarial em cadeia”, tem como áreas de concentração o Direito Material e Processual do Trabalho. Esta pesquisa propõe uma análise sobre a aceitação e aplicação da equiparação salarial em cadeia no ordenamento jurídico brasileiro, partindo da seguinte problemática: “É possível o instituto da equiparação salarial em cadeia no ordenamento jurídico brasileiro”? Em assim sendo, o principal objetivo é esclarecer esse instituto jus laboral que mostra um elevado grau de dificuldade na sua compreensão, bem como quando da aplicação em um caso concreto. Quanto ao método utilizado para pesquisa será teórico-dogmática, pois o material necessário para o desenvolvimento da pesquisa contará essencialmente com doutrinas, jurisprudências, artigos científicos e a legislação vigente. No que diz respeito ao método argumentativo, a pesquisa será desenvolvida através do método Hipotético Dedutivo, pelo qual serão analisadas hipóteses para assim alcançar uma conclusão. A conclusão deste trabalho apresenta-se como plenamente possível a equiparação salarial em cadeia, pois caso contrário, estaria a Norma Trabalhista infringindo o princípio da igualdade, constitucionalmente assegurado como direito e garantia fundamental e social. No entanto, ainda assim existem posicionamentos doutrinários que se mostram contrários à aplicação do instituto em grau de dissídios individuais, sob alegação de que a concessão da equiparação salarial em cadeia cria um verdadeiro dissídio coletivo em matéria de dissídio individual.

 

Palavras chave: Igualdade. Equiparação Salarial. Paradigma. Paragonado.  Direito do Trabalho


Referências


BARROS, Alice Monteiro. Curso de Direito do Trabalho. 10ª Ed. São Paulo: LTR, 2016.

BRASIL, Constituição da República Federativa, promulgada em 05 de outubro de 1988. Disponível em:

Acesso em 20 ag. 2016.

BRASIL, Resolução n. 198, de 9 de junho de 2015. Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho, Brasília, DF, n. 1749, 16 jun. 2015. Caderno Judiciário do Tribunal Superior do Trabalho, p. 1-6

BRASIL. Resolução n. 198, de 9 de junho de 2015. Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho, Brasília, DF, n. 1747, 12 jun. 2015. Caderno Judiciário do Tribunal Superior do Trabalho, p. 1-6. Republicação.

CALVO, Adriana. Manual de Direito do Trabalho. 1ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2013

GUEDES, WeiquerDelcio. Revista LTRT, Legislação do Trabalho. São Paulo: LTR, 2012.

DELGADO, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 11ª Ed. São Paulo: LTR, 2012.

JAKÚTIS, Paulo Sérgio. A equiparação salarial em cadeia e o inciso VI da Súmula nº 6 do TST. Revista Síntese Trabalhista e Previdenciária. São Paulo, v. 23, n. 265, p. 07-16, jul. 2011.

LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 15ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

MALLET, Estevão. Revista LTRT, Legislação do Trabalho.São Paulo: LTR, 2009.

NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de Direito do Trabalho. 29ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2015

SCHIAVI, Mauro. Provas no Processo do Trabalho. 7ª ed. São Paulo: LTr, 2014.

Disponível em : Acesso em 8 mai. 2016.

Disponível em : Acesso em 8 ag. 2016.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .