A missão institucional das Faculdades Doctum expressa–se no compromisso social de “transformar vidas das pessoas pela educação” -, e para tanto, pretende-se a formação, no caso dos cursos de Direito, de um jurista apto a desenvolver múltiplas tarefas de acordo com a complexidade da realidade das relações sociais atuais, numa perspectiva em que associe-se e interrelacione o conceito de Direito, Democracia e Cidadania.
A formação pretendida perpassa pela composição plural e dialética reconhecida na Constituição da República de 1988, numa escolha da tutela da pessoa humana.
Deste modo, temas como o multiculturalismo, a democracia, os direitos humanos fundamentais, a preservação ambiental, a diversidade (étnica, de gênero, racial, etc.), bem como a inserção local do aluno, essa última tanto profissional quanto existencial, são referenciais para a formação do corpo discente. Para tanto, as práticas de ensino são ofertadas em associação com as atividades de iniciação científica e de extensão numa preocupação constante com a efetivação dos direitos humanos fundamentais.
O resultado de nossas práticas educacionais, especialmente, no que pertine a pesquisa e a temática dos direitos humanos e fundamentais podem ser expressadas em nosso segundo número da Revista Científica Doctum Direito.
Aqui, apresentamos a produção de pesquisas do nosso corpo docente e também discente, com temas variados, mas sem perder o foco nas discussões pertinentes ao papel do Direito na garantia da dignidade. Desta feita, convidamos a lerem e a refletirem sobre as temáticas abordadas.
Profa. D.Sc Ariete Pontes de Oliveira, editora geral.
O INSTITUTO DA EQUIPARAÇÃO SALARIAL EM CADEIA |
PDF
|
Vinicius Chaves de Almeida, Hazel Ena do Socorro Santos |
|
.