ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Diego Armando Maradora Oliveira

Resumo


Este artigo propõe uma análise abrangente sobre o ensino de história e cultura indígena no Brasil investigando os anos de invisibilidade e exclusão dos povos indígenas. Diante da resistência e lutas históricas enfrentadas pela comunidade indígena a promulgação da Lei 11.645/2008 tornou obrigatório o ensino de história e cultura indígena nas escolas brasileiras. Apesar da lei, a sua implementação perpassa por uma série de desafios e possibilidades, os quais serão analisados nesse trabalho, em busca de promover uma reflexão crítica através de um levantamento bibliográfico de trabalhos pertinentes ao tema. Almejando a compreensão mais profunda da temática, o trabalho visa contribuir para o aprimoramento das práticas educacionais, promovendo uma educação mais inclusiva, diversificada e sensível as riquezas culturais que compõe a sociedade brasileira.


PALAVRAS-CHAVE: História e Cultura Indígena; Lei 11.645/2008; História Indígena

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