ANÁLISE DOS IMPACTOS DA TECNOLOGIA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ILÍDIO ALVES DE CARVALHO

Gustavo Pereira Raposa, Lucas Martins Santos, Elias de Souza Gonçalves

Resumo


Nesta pesquisa, são apresentados os impactos da tecnologia, quando implementada como ferramenta de auxílio ao professor. O estudo foi realizado na Escola Estadual Professor Ilídio Alves de Carvalho, permitindo uma análise criteriosa dos dados e a obtenção de informações relevantes sobre o tema por meio da implementação de questionários para levantamento dos problemas, intervenções tecnológicas para abordar os principais problemas identificados, e avaliação dos impactos que as intervenções trouxeram. Ao conduzir intervenções tecnológicas específicas para o ambiente são destacados exemplos concretos de como o uso adequado de ferramentas tecnológicas pode ser usado para melhorar o ambiente de aprendizado e solucionar problemas identificados, visando um ensino mais eficaz e uma experiência de aprendizado enriquecedora para os alunos. Esse estudo também destaca algumas barreiras, podendo observar pontos que necessitam de investimentos na infraestrutura e também para que através das dificuldades seja  identificada a criação de novas ferramentas, assim como o aprimoramento das ferramentas para uso na educação seja feito de forma mais direcionada, melhorando assim a qualidade de ensino no país.

Referências


BRASIL, 2007. Lei Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 21 de abril de 2023.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

EFaPE Educação. Tecnologia e Inovação – Caderno do Professor, p.3. São Paulo, 2019. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/download/Tecnologia%20e%20Inovac%CC%A7a%CC%83o/EFeEM_PR_TI_Vol1_VP.pdf. Acesso em: 16 de abril de 2023.

Falta de estruturas das escolas compromete a educação pública no Brasil. Disponível em . Acesso em 12 de setembro de 2023.

MAACK, Ana Claudia et. al. Aproximação da tecnologia no ambiente escolar: tecnologia e ensino híbrido - primeiras impressões. Revista InovaEduc, Campinas, SP, n. 6, p. 2, ago. 2020.

O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula. Todos pela Educação, 2017. Disponível em: < https://todospelaeducacao.org.br/noticias/o-que-pensam-os-professores-brasileiros-sobre-a-tecnologia-digital-em-sala-de-aula/#:~:text=A%20falta%20de%20oportunidades%20de,tipo%20de%20tecnologia%20na%20escola >. Acesso em: 04 de maio de 2023.

QEDU - Todos pela Educação. EE Professor Ilídio Alves de Carvalho - Use dados. Transforme a Educação. Disponível em: https://qedu.org.br/escola/31020664-ee-professor-ilidio-alves-de-carvalho. Acesso em: 15 de setembro de 2023.

SAMPAIO, Raicley Contadini; SILVA, Helinton Anderson Costa da. Tecnologia na Educação: Audiovisual como Ferramenta de Ensino. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Licenciatura em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Câmpus Macapá.

SANT'ANNA, Julia. Secretaria de Estado de Educação, em Belo Horizonte. Secretária de Estado de Educação. Resolução do SEE Nº 4.692, de 29 de dezembro de 2021. Disponível em: . Acesso em: 29 de agosto de 2023.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Resolução SEE Nº 4.920, de 06 de outubro de 2023. Disponível em: https://www.educacao.mg.gov.br/wp-content/uploads/2023/10/RESOLUCAO-SEE-No-4.920_2023_Completa.pdf . Acesso em: 15 de novembro de 2023.

TEIXEIRA DA SILVA, J. C. (2003). Tecnologia: novas abordagens, conceitos, dimensões e gestão. Revista Produção, 13(1). Disponível em: < https://www.scielo.br/j/prod/a/3ZWfzzNVH44X8J7KgbRfShQ/?format=pdf〈=pt >. Acesso em: 15 de novembro de 2023.

XAVIER, Antônio Carlos. Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da Geração Y Calidoscópio, vol. 9, núm. 1. Redalyc, 2011. Disponível em: < https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=571561870002 >. Acesso em: 04 de maio de 2023.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .