O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO: O QUE NOS DIZEM AS PROFESSORAS?

Brenda Novais Ziviani, Lilian Pereira Menenguci

Resumo


Este estudo, que resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa, teve como objetivo desvelar os desafios que professoras de classes regulares enfrentam no processo de alfabetização do público de crianças com autismo na escola comum. Aborda a educação da criança com autismo, especialmente em processo de alfabetização, nos anos iniciais do ensino fundamental. Fundamenta-se nas contribuições de estudiosos como Baptista, Kanner, Vasques e outros.   Para a coleta de dados o estudo utilizou da técnica de entrevistas. Quatro professoras, que atuam em escolas privadas, com processos de alfabetização, participaram deste estudo. Dessas, 3 são professoras de Anápolis(GO) e uma de Serra(ES). Conclui que, a Alfabetização, de quaisquer crianças, é um desafio para a Educação e para as escolas brasileiras. A alfabetização de crianças com autismo, um desafio ainda mais potencializado no cotidiano escolar. Esse desafio, contudo, é possível de ser atravessado. Isso, entretanto, exige uma rede de apoio que envolva professoras, famílias e equipes transdisciplinares.

Palavras-chave: Alfabetização, Autismo, Inclusão



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