O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO

Cibelly Cruz de Souza, Hadassa Ferreira Santos Freza, Raquel de Souza Cardoso Gabrecht, Lilian Pereira Menenguci

Resumo


Este artigo, que resulta de um Estudo de Caso, tem por finalidade compreender o processo de apropriação e desenvolvimento da linguagem escrita na Educação Infantil. Para isso, durante um semestre, acompanhou uma criança matriculada num Centro de Educação Infantil, da rede privada de ensino, no município de Serra. O Estudo de Caso apresenta, em ordem cronológica, os avanços da escrita da aluna, sujeito da pesquisa. Teoricamente, o texto se sustenta nas contribuições de Ferreiro e Teberosky, Costa e Gontijo. A partir dessas autoras, os dados são apresentados e analisados. Cada seção do texto traz particularidades que contribuem para a compreensão do tema, tanto quanto do processo de desenvolvimento da linguagem escrita percorrido pela criança. Conclui-se que o processo de apropriação e desenvolvimento da linguagem escrita pela criança, precisa respeitar as características de aprendizagem e, por isso, demanda intervenção pedagógica capaz de potencializar as habilidades desse sujeito.

Palavras-chave: Processo. Alfabetização. Linguagem Escrita. Educação Infantil

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