A AFETIVIDADE NOS PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Juliana Santiago Alves, Kamila Santos Assumpção Fernandes

Resumo


O afeto é uma condição indispensável do relacionamento do homem com o mundo, com os outros e consigo mesmo, principalmente no ambiente escolar. A partir dessa consideração, faz-se a seguinte pergunta: até que ponto o estabelecimento de um relacionamento afetivo, articulando sentimentos positivos, entre professor e aluno, contribui para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de crianças na educação infantil? Para tanto, busca conhecer as relações afetivas entre professores (educadores) e crianças com suas contribuições para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. O trabalho baseia-se nos estudos de Wallon (1968), Vygotsky (2003) e Piaget (1983), através de pesquisa qualitativa, a partir de observações e entrevistas. Após análise dos dados, conclui-se que a afetividade é uma das principais características da Educação Infantil. As crianças vivenciam suas atividades, brincadeiras, roda de conversa e outras, estimulando autonomia, independência, socialização, interação social, linguagem, cooperação e solidariedade entre os alunos, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Sua inserção no mundo de maneira positiva, pois assim a criança confia mais em si mesma e em seu potencial.

Palavras-chave: Educação Infantil, Afetividade, Criança, Ensino e Aprendizagem.



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