DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUESTÃO DE GÊNERO?

Sebastião Jacinto de Sousa Gomes, Lorena Miranda Gonçalves

Resumo


Este estudo tem como proposta central investigar, por meio de narrativas, a baixa adesão de homens pela carreira do magistério na Educação Infantil e a conjuntura nacional que leva à presença de mulheres, como maioria na docência da Educação Infantil. A metodologia utilizada para elaboração deste estudo é de natureza qualitativa de caráter exploratório, realizada por meio de estudos bibliográficos e da narrativa de professores que atuam na Educação Infantil do município de Vitória(ES), denominados Professores de Educação Básica I – PEB I Educação Infantil. A pesquisa reflete acerca da questão da afetividade e do cuidado com as crianças, socialmente atribuída ao gênero feminino, como uma continuidade do papel maternal. As análises de autores como Cerisara e Carvalho são utilizadas no decorrer do trabalho como meio de fundamentar as reflexões propostas. São analisadas, a partir das narrativas, a escolha do magistério na Educação Infantil, a relação com as crianças, a relação com os adultos e a questão do gênero e da discriminação para com os docentes.

Palavras-chave: Educação Infantil, Gênero, Professor.



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