HIPERATIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: INDAGAÇÕES E REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Michele Oliveira Cesário, Jeisiane Nunes da Cruz, Joselita Campos da Cruz Silva

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo investigar como a escola organiza a ação pedagógica no atendimento dos estudantes diagnosticados com TDAH e que reflexões são feitas sobre o alto número de diagnósticos cada vez mais precoces do referido transtorno. O lócus investigado foi uma escola pública de ensino Fundamental e Médio situada em Vista da Serra II, no município de Serra. A pesquisa é de natureza descritiva e foi realizada por meio de observações no contexto escolar, entrevistas e questionários aplicados para profissionais que atuam com os alunos identificados com TDAH. Dentre os principais resultados da pesquisa destacamos, a partir do olhar dos profissionais pesquisados, que muitas crianças são diagnosticadas e medicadas de forma errônea, uma vez que outros métodos poderiam ser utilizados para minimizar tais problemas. É importante salientar que os profissionais da educação não são capacitados para fazerem o diagnóstico do problema, mas podem contribuir observando os comportamentos atípicos da fase escolar que o discente se encontra.

Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Aprendizagem. Educação.



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