SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA PEDAGOGIA WALDORF

Kaola Oliveira, Veralucia Pereira

Resumo


O presente texto apresenta um estudo sobre a importância das brincadeiras para um crescimento saudável e uma base fundamental para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança. Visando compreender a importância do desenvolvimento integral, focado nas reais necessidades da criança, buscou-se entender a dinâmica do desenvolvimento infantil sobre a perspectiva da pedagogia Waldorf. A pedagogia Waldorf é uma abordagem pedagógica que se baseia na Antroposofia, corrente filosófica que teve como fundador Rudolf Steiner. Foi desenvolvido um estudo teórico prático sobre a pedagogia Waldorf, seu currículo e gestão. Para responder ao problema e objetivos da pesquisa foram realizados estudos de campo sob a perspectiva da pesquisa qualitativa e análise dos dados obtidos por meio de observações e entrevistas semiestruturadas para professores pais e funcionários da Associação Beija Flor Waldorf em Vitória/ES sobre os sentidos e significados do brincar na Educação Infantil. Concluímos que a Pedagogia Waldorf oferece os subsídios necessários para o pleno desenvolvimento do indivíduo.

Palavras-chave: Brincadeiras. Currículo. Educação Infantil. Pedagogia Waldorf.



Referências


BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996

BACH JR., J. Educação ecológica por meio da estética na pedagogia Waldorf. Dissertação, 2007.

SILVA, Dulciene Anjos de Andrade e. Por uma educação voltada para o desenvolvimento da expressão oral dos educandos: um estudo sobre a Pedagogia Waldorf. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.

BOGARIM, Maria Cristina da Silva Pimentel Botelho. A qualidade da educação infantil no contexto da pedagogia Waldorf: um estudo de caso. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

LANZ, Rudolf, 1915– Noções básicas de Antroposofia — 4ed. rev. — São Paulo: Antroposófica, 1997.

LANZ, Rudolf, 1915-. A Pedagogia Waldorf: caminho para um ensino mais humano. São Paulo: Antroposófica, 1979.

LANZ, Rudolf, 1915-. A Pedagogia Waldorf: caminho para um ensino mais humano.6ed. rev. e ampl. -. São Paulo: Antroposófica, 1998.

OLIVEIRA, Vera Barros de (Org.). O brincar e a criança do nascimento aos seis anos./Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

STEINER, R. A educação da criança segundo a ciência espiritual. São Paulo: Antroposófica, 1996.

STEINER, Rudolf. A educação segundo a ciência espiritual. 4. ed. São Paulo: Antroposofia, 2007.

GIMAEL, Patrícia Couto. Infância Vivenciada. Patrícia Couto Gimael, Selma de Aguiar: São Paulo: paulinas, 2013 SAB - SOCIEDADE ANTROPOSÓFICA NO BRASIL, desenvolvido por Contraste Studio. Disponível em http://www.sab.org.br/portal/pedagogiawaldorf/369-principios-pedagogia- waldorf : Acesso em 01/05/2019

FEWB - FEDERAÇÃO DAS ESCOLAS WALDORF NO BRASIl. Disponível em:

: Acesso em: 01/05/2019.

PEDAGOGIA WALDORF. Disponível em: http://www.antroposofy.com.br/forum/a- pedagogia-waldorf/ : Acesso em: 01/05/2019,


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .