EDUCAÇÃO DOMICILIAR: REFLEXÕES (IM) PERTINENTES A PARTIR DE UM CASO

Barbara Queiros Bastos, Taisy da Penha Panetto Vianna

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo conhecer como se desenvolve o ensino domiciliar, a partir da análise de um caso; verificar como a legislação brasileira vem respondendo, por meio de decisões do Supremo Tribunal Federal, às demandas da educação domiciliar no Brasil e identificar as concepções que balizam a escolha e decisão das famílias pela educação domiciliar. O problema central do estudo parte do questionamento sobre como a legislação brasileira vem respondendo, por meio de decisões do Supremo Tribunal Federal, às demandas da educação domiciliar no Brasil e quais são as principais razões para a defesa e as razões contrárias à liberação dessa possibilidade de educação. A pesquisa é de natureza qualitativa. Participaram do estudo duas famílias, por meio de questionários e entrevistas. Para o diálogo teórico utilizamos Vasconcelos (2015), Boudens (2002) e Barbosa (2016). Dentre os resultados da pesquisa concluímos que, embora muito bem organizadas as propostas de educação domiciliar observadas nos contextos das duas famílias, entendemos que elas precisam aguardar maior segurança jurídica, por parte do sistema nacional de educação. Ao mesmo tempo em que entendemos e respeitamos suas decisões pessoais, desejamos que a educação ofertada nas escolas regulares ofereça maior segurança às famílias, sobretudo naquilo que elas mais apontam como motivos para retirar os filhos da escola.


Palavras-chave: Homeschooling, Educação, Método de ensino.

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