A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE A IMPORT NCIA DO SONO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Lívio Fonseca de Mendonça

Resumo


A aprendizagem é um processo cognitivo realizado pelo indivíduo que se dá pela mudança de conexões neurais por processos de assimilação (SILVERTHORN, 2003), no ambiente escolar o estudante é o construtor do seu conhecimento e só pode ser ensinado se assim desejar e o sono e a sonolência podem ter grande interferência nessa questão (DELIEICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002). Existem dois tipos de sono, o sono REM e o de ondas lentas, cada um com suas funções e sua qualidade pode gerar sonolência diurna-excessiva, estudos mostram que existe uma relação entre rendimento escolar e sonolência (GIBSON et al. 2006). O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a percepção de estudantes sobre a influência do sono no seu ensino, utilizando a escala de sonolência de Epworth para medir a sonolência e um questionário quantitativo para avaliar a percepção sobre sono e ensino. A maioria da amostra não apresentou sonolência, e estes também foram os que relataram menor dificuldade de aprendizado.

Palavras-chave: Aprendizagem; escala de Epworth sonolência.



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