GESTÃO ESCOLAR E PROCESSOS DE INCLUSÃO: UM OLHAR PROSPECTIVO A PARTIR DO RECORTE DE ALGUMAS PRÁTICAS

Vasti Gonçalves

Resumo


Pretende-se relatar neste, em termos gerais, o olhar prospectivo que fizemos sobre a prática e as experiências bem sucedidas de inclusão escolar em Vitória/ES, a partir da gestão do trabalho pedagógico proposta pelo corpo docente da escola. Tem sido muito claro que, quando a equipe de gestão convida profissionais de sua Unidade de Ensino, e toda a comunidade escolar para acolher e considerar as diferenças de seus alunos, instala-se o ponto de partida para a busca e participação de todos em um processo que não visa apenas a quantidade, mas também a qualidade a partir do potencial e das possibilidades de cada aluno/sujeito da escola. Nesse sentido o currículo não ignora as singularidades e particularidades desses alunos/sujeitos, bem como as suas experiências. Esse currículo considera, também, os ritmos e diferentes respostas e revela, assim, que a escola em sua maneira de conduzir o processo educativo deve levar em conta a diversidade naturalmente presente em ambientes escolares.


Referências


CORREIA, V. G. P. Processos de inclusão escolar: um olhar prospectivo e muiltirrefencial sobre os saberes-fazeres de um grupo de educadores. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2006.

_________ et.al. Os movimentos possíveis de uma prática docente comprometida com a diversidade. Tema: Desafios da educação básica: a pesquisa em educação. VIII., 2007, Vitória. Anais... Vitória: ANPED/Sudeste, 2007. 1 CD-ROM.

ARANHA, M. S. F. (Org.). Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/SEESP. Brasília , 2004.

PANTELEÃO, E. et. al.. Movimentos de articulação/organização dos espaços/tempos de formação continuada: implicações nos/dos modos de gestão escolar. Tema: Desafios da educação básica: a pesquisa em educação. VIII., 2007, Vitória. Anais... Vitória: ANPED/Sudeste, 2007. 1 CD-ROM.

PARO, V. H. A administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Ed. Cortez, 2000.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .