PROCESSOS DE CRIAÇÃO: A CRIANÇA E O COTIDIANO ESCOLAR

Veronica Devens Costa

Resumo


O presente artigo tem por objetivo discutir os processos de criação em sala de aula. Com contribuições de Fayga Ostrower, Analice Dutra Pillar, Edith Derdik, além de outros autores que dialogam esse tema, vem fornecer subsídios para alimentar a discussão em torno do assunto. Relatamos três procedimentos que são vivenciados em sala de aula como sugestão para que o processo de aprendizagem em artes tenha real significado, proporcionando aos alunos condições de fazer escolhas embasadas em critérios significativos. Queremos com esse ensaio aproximar a prática cotidiana aos elementos catalizadores vivenciados no ensino da arte.

 


Referências


BARBOSA, A. M. Barbosa (org.) Arte-Educação: leitura no subsolo. Editora Cortez, São Paulo, 1997.

BARBOSA, A. M. Tópicos Horizonte Utópicos. Belo Horizonte: Com Arte, 1998.

CHIPP, H. B. Teorias Da Arte Moderna. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

DERDYK, E. Formas de Pensar o desenho – Desenvolvimento do grafismo infantil. Editora Scipione: Rio de Janeiro, 1989.

FERRAZ, M. H. C. de T; FUSARI, M. F. R. Arte na Educação Escolar. São Paulo, Cortez, 1997.

_________. Metodologia do Ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 1993.

GARDNER, H. Mentes que criam. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1993.

GIMFERRER, P. M. E. Ao livro técnico. Rio de Janeiro, 1983.

GOLLEMAN, D.; KAUFMAN, P.; RAY, M. O Espírito Criativo. São Paulo, Cultrix, 1999.

MARTINS, M. C. F. D.; PICOSQUE, G.; GUERRA, M. T. T. Didática no Ensino da Arte: a língua do mundo: Poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

MOREIRA, A. A. A. O espaço do desenho: a educação do educador. 3 ed. São Paulo: Loyola, 1984.

OSTROWER, F. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis: Editora Vozes Ltda, 1987.

PADOVAN, M. M. Marcas do Indizível. Monografia apresentada para o curso de especialização em arte-educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Espírito Santo, 2000.

PILLAR, A. D. Desenho & Construção do Conhecimento na Criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

_________. Desenho & Escrita como Sistemas de Representação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

SALLES, C. A. Gesto Inacabado: processo de criação Artística. São Paulo: FAPESP: Anna Blume, 1998.

SANS, P. de T. C. A criança e o artista. Papirus editora: Campinas. 1994.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .