PSICOMOTRICIDADE E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DE METODOLOGIAS APLICADAS EM PESQUISAS

Leidijane Aparecida Almeida Pereira, Roberta Mendes da Rocha

Resumo


A temática da psicomotricidade na educação infantil se define como ciênciaque analisa o ser humano através dos movimentos do corpo, sobretudo,infantil, no ramo da Psicologia, que, por vez, se encarrega em explicar asfunções motoras e psíquicas do sistema nervoso da criança emdesenvolvimento. Para a formação do corpus deste trabalho, forampesquisados os descritores “psicomotricidade”, “educação” e“desenvolvimento cognitivo” no banco de dissertações e teses da CAPES -Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foramencontrados ao todo 121 (cento e vinte um) trabalhos, importa esclarecer queessa obra tem como pilar a análise da metodologia, objetivos e conclusão de06 (seis) destes trabalhos acerca do tema proposto. Nesse sentido, essaobra apresenta como objetivo precípuo compreender a importância dapsicomotricidade no processo de desenvolvimento e aprendizagem naeducação infantil. Logo, pode-se deduzir nas metodologias analisadas que apsicomotricidade infantil está intrinsecamente ligada ao desenvolvimentocorporal da criança, especificamente nos mais vários tipos de movimentosrealizados.


Palavras-chave: Psicomotricidade. Educação. Desenvolvimento Cognitivo.


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