TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS

Erica Costa Moutinho, Phillippe Drumond Vilas Boas Tavares

Resumo


O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno decausas genéticas e crônico com prevalência na infância que acompanha o indivíduopor toda vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude eimpulsividade. O TDAH inscreve-se no conjunto das problemáticas identificadas noambiente escolar na contemporaneidade. Desta forma, por meio de uma revisãobibliográfica, o objetivo deste artigo é investigar as relações entre o diagnóstico deTDAH e suas implicações na aprendizagem escolar. Ainda que não tenham sidoencontradas muitas indicações de como agir, a discussão acerca da temáticainterdisciplinar aos campos do conhecimento, em específico na Pedagogia e naPsicologia, orienta para que o educador esteja atento e seja perspicaz ao se depararcom dois grandes fenômenos da atualidade que são a medicalização da educação ea patologização da infância. É preciso ter um olhar crítico sobre esta situação e umolhar mais sensível sobre seus alunos, buscando sempre equiparar oportunidades,estruturar estratégias de ensino, por meio de atividades sistematizadas,oportunizando, assim, uma aprendizagem significativa, buscando sempre aautonomia dessas crianças, numa educação pautada na equidade e nodesenvolvimento integral do aluno.

Palavras-chave: Educação. Professor. Patologização da Infância. Medicalização.Estratégias de Ensino


Referências


ABDA - Associação Brasileira de Déficit de Atenção. Disponível em

BARBOSA, E. S., & Stein, L. M. Cem anos de história do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. (1999) Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, 21(3), 228-234.

BARKLEY, R. A. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): guia completo e atualizado para os pais, professores e profissionais da saúde. (2002). Porto Alegre: Artmed.

BRITES, BRITES, Clay, Luciana. Como conduzir os problemas escolares no TDAH. Disponível em https://neurosaber.com.br/como-conduzir-os-problemas-escolares-no-tdah/. Acesso em 31/11/2018.

CALEGARO, M. Avaliação psicológica do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). (2002) In Avaliações e medidas psicológicas: produção do conhecimento e da intervenção profissional. São Paulo: Casa do Psicólogo.

CALIMAN Luciana Vieira Notas Sobre a História Oficial do Transtorno do Déficit de Atenção/hiperatividade. (2010) Disponível em

COSTA, Camila Rodrigues; MOREIRA, Jaqueline Costa Castilho and SEABRA JUNIOR, Manoel Osmar. Estratégias de Ensino e Recursos Pedagógicos para o Ensino de Alunos com TDAH em Aulas de Educação Física. Rev. bras. educ.espec. [online]. 2015, vol.21, n.1, pp.111-126. ISSN 1413-6538. Disponível em

http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382115000100008. Acesso em 31/10/2018.

CRUZ, Murilo Galvão Amancio; OKAMOTO, Mary Yoko and FERRAZZA, Daniele de Andrade. O caso Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a medicalização da educação: uma análise a partir do relato de pais e professores.

Epub vol.20, n.58, pp.703-714. Apr 15, 2016. ISSN 1414-3283. Disponível em:

http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0575. Acesso em 31/10/2018.

FERREIRA, Patrícia Villa da Costa. Uma revisão teórica sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e estratégias educacionais de atendimento ao aluno com TDAH. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 2, n. 2, p.57-75, jul./dez. 2011. Disponível em http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17551.

Acesso em 31/10/2018.

FORTESKI, PUFAL, COSTA, MICHALAK, NUSSER Rosina, Fabiene, Maira Maria, Ricardo, Tânia Mara (2012) - O diagnóstico de TDAH: implicações na aprendizagem escolar da criança. Disponível em

https://seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/ article/view/32571. Acesso em 17/11/2018.

GRAEFF, VAZ, Rodrigo Linck & Cícero Avaliação e Diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). (2008) Disponível em

Acesso em 31/10/2018.

HOOGMAN et al, Subcortical brain volume differences in participants with attention deficithy peractivity disorder in children and adults: a cross - sectional mega - analysis. (2017) The Lancet Psychiatry Disponível em

http://www.thelancet.com/journals/lanpsy/article/PIIS2215-0366(17)30049-4/abstract Acesso em 31/05/2018.

KUNRATH Letícia Hoffmann; Adriana Wagner; Graciela Y. de Jou; A educação dos filhos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: o que fazer? (2006). Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid = S

-11682006000200009. Acesso em 31/05/2018.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .