A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA ALUNOS DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Jamírio Francino dos Santos Júnior, Maria Lúcia Viana do Padro

Resumo


O presente artigo tem como proposta dialogar sobre as possibilidades de avaliação daaprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial nas escolas regulares, tendocomo foco de discussão os alunos dos Anos Iniciais da Educação Básica. Objetiva-seatravés de uma revisão bibliográfica acerca da temática, suscitar os diálogos com linhas detrabalho que apontam para estratégias metodológicas de avaliar diferenciadas dinâmicas econtextualizadas, de acordo com os ritmos e condições de aprendizagem dos educandos,visando, assim, a disseminação de novas concepções avaliativas que rompam com omodelo tradicional de avaliar que tem se perpetuado na escola. Assim, após estas reflexõesacerca desse processo avaliativo, tem-se como perspectiva a inserção de novos caminhosavaliativos de acordo com as necessidades educacionais especiais dos educandos. A partirdas inferências elaboradas ao longo do desenvolvimento desde trabalho, percebe-se anecessidade de se estabelecer nos espaços escolares na perspectiva da educaçãoespecial estratégias avaliativas que compreendam o educando como sujeito aprendente eparte do processo de ensino aprendizagem, haja vista a oportunização do seuprotagonismo e desenvolvimento de aspectos cognitivos que possam ser mediados atravésda instrumentalização de práticas avaliativas inovadoras para os educandos do 1o ao 5oano da rede regular de ensino. A complexibilidade do ato avaliativo requer análisesminuciosas acerca da sua realização, uma vez que seu sentido diagnóstico e qualitativonão pode ser desvinculado da sua ação no ambiente escolar, buscou-se com este trabalhoresgatar essa concepção de uma avaliação formativa e mediadora para os alunos daEducação Especial nas redes regulares de ensino.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Avaliação da Aprendizagem. Processo de Ensino eAprendizagem


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