EDUCAÇÃO DOMICILIAR: REFLEXÕES (IM) PERTINENTES A PARTIR DE UM CASO

Barbara Queiros Bastos, Taisy da Penha Panetto Vianna

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo conhecer como se desenvolve o ensinodomiciliar, a partir da análise de um caso; verificar como a legislação brasileira vemrespondendo, por meio de decisões do Supremo Tribunal Federal, às demandas daeducação domiciliar no Brasil e identificar as concepções que balizam a escolha edecisão das famílias pela educação domiciliar. O problema central do estudo partedo questionamento sobre como a legislação brasileira vem respondendo, por meiode decisões do Supremo Tribunal Federal, ás demandas da educação domiciliar noBrasil e quais são as principais razões para a defesa e as razões contrárias àliberação dessa possibilidade de educação. A pesquisa é de natureza qualitativa.Participaram do estudo duas famílias, por meio de questionários e entrevistas. Parao diálogo teórico utilizamos Vasconcelos (2015), Boudens (2002) e Barbosa (2016).Dentre os resultados da pesquisa concluímos que, embora muito bem organizadasas propostas de educação domiciliar observadas nos contextos das duas famílias,entendemos que elas precisam aguardar maior segurança jurídica, por parte dosistema nacional de educação. Ao mesmo tempo em que entendemos erespeitamos suas decisões pessoais, desejamos que a educação ofertada nasescolas regulares ofereçam maior segurança às famílias, sobretudo naquilo que elasmais apontam como motivos para retirar os filhos da escola.


Palavras-chave: Homeschooling, Educação, Método de ensino.


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