ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE UMA PROPOSTA PÚBLICA E OUTRA PRIVADA

Carolina da Vitória Galberto, Erineia Santana dos Santos, Giselle Cristina de Souza Dutra

Resumo


O presente trabalho apresenta a Escola de Tempo Integral, modalidade de ensino idealizada porpensadores que em seu período de atuação lutaram por melhorias na educação e pela qualidade noensino e a presença de todos na escola. E ao longo do tempo os atuais mestres apresentam um novomodelo em que o educando permanece um tempo maior na escola,em torno de nove horas e meia,direcionado a ser o protagonista da sua história. Diante do contexto, tece-se a seguinte questão:quais são as características principais e implicações da proposta da escola de tempo integral noâmbito público e privado? Desta forma, buscou-se mostrar alguns aspectos da história da educaçãointegral no Brasil, compreender o funcionamento da escola de tempo integral no sistema privado epúblico por meio de dois projetos pedagógicos e investigar a percepção do corpo docente envolvidoneste projeto. A pesquisa se fundamenta nas propostas pedagógicas de duas escolas de tempointegral, uma pública e outra privada, nos documentos do Ministério da Educação e pesquisadores eteóricos como Freire (2002), Cavaliere (2007), Gonçalves (2006) e Moll (2011). No intuito de conhecere compreender esta forma de oferta do ensino, buscou-se realizar uma pesquisa documental nalegislação brasileira e em duas propostas pedagógicas de escolas que ofertam a educação namodalidade tempo integral. Para ampliar a análise das características e implicações da proposta daescola de tempo integral no âmbito público e privado, buscou-se promover uma consulta entreprofissionais que atuam nesta modalidade de oferta, nos dois setores (público e privado) comperguntas diretas acerca de sua percepção sobre o cotidiano do que está previsto nos documentosoficiais. A partir do que foi refletido por este estudo, acerca das características de dois modelos deofertas da Escola de Tempo Integral, que visam públicos diferenciados, não podemos perder de vistaa necessidade de pensar num projeto flexível, que repense as funções da instituição escolar nasociedade brasileira, sejam elas públicas ou privadas.


Palavras-chave: Escola de tempo integral. Educação de tempo integral Público ePrivado.


Referências


RODRIGUES, Juliana Pedreschi; GONÇALVES, José Luís; GARCIA, Valéria Aroeira; GONÇALVES, Daniela. Educação Integral, Institucionalização do Tempo Livre: Outras Lógicas Educacionais no Contexto Luso-Brasileiro. Cad. Cedes, Campinas, v. 39, n. 108, p. 145-160, maio-ago., 2019.

BORGES, Hudson Figueira; STORNIOLO, Liliane Scarpin da Silva. A Educação De Tempo Integral No Brasil: Aspectos Históricos. Revista Humanidades E Inovação, [S. l.], p. 1-6, 2 ago. 2015.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília.

BRASIL. Lei n. 13.145, de 16 de fevereiro de 2017. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação 10 nacional. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm.

CAVALIERE, Ana Maria. Tempo de escola e qualidade na educação pública. Educ. Soc., Campinas , v. 28, n. 100, p. 1015-1035, out. 2007.

ESPÍRITO SANTO. Lei n. 928, de 26 de novembro de 2019. Estabelece as diretrizes para a oferta de Educação em Tempo Integral nas Escolas Públicas Estaduais e dá outras providências. Disponível em:

file:///C:/Users/aksfernandes/Downloads/diario_oficial 2019-11- 26_ _completo.pdf.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007. 146p.

________. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000. 134p.

GERHARDT, Tatiana Engel.; SILVEIRA, Denise Tolfo. (Org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GONÇALVES, Antonio Sérgio. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Cadernos Cenpec | Nova série, [S.l.], v. 1, n. 2, ago. 2006. ISSN 2237-9983.

MOLL, J. (Org.). Caminhos para elaborar uma proposta de Educação Integral em Jornada Ampliada: Como ampliar tempos, espaços e oportunidades educativas para crianças, adolescentes e jovens aprenderem. (2011). Disponível em:

http://educacaointegral.mec.gov.br/images/pdf/bibioteca/caminhos_elaborar_educ_integral_cecipe_seb.pdf.

LIBÂNEO, José Carlos. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa [online]. 2016, v. 46, n.159 [Acessado 14 Junho 2021] , pp. 38-62.

RODRIGUES, Juliana Pedreschi et al . Educação Integral, Institucionalização Do Tempo Livre: Outras Lógicas Educacionais No Contexto Luso-Brasileiro. Cad. CEDES, Campinas , v. 39, n. 108, p. 145-160, ago. 2019.

ROVERONI, Mariana; MOMMA, Adriana Missae; GUIMARAES, Bruna Cirino. Educação Integral, Escola de Tempo Integral: Um Diálogo Sobre Os Tempos. Cad. CEDES, Campinas , v. 39, n. 108, p. 223-236, ago. 2019 .

SANTOS, Márcia Maria. Educação Integral: Vivências e desejos. Florianópolis 2013.

SILVA, Jamerson Antonio de Almeida da; SILVA, Katharine Ninive Pinto. Educação integral no Brasil de hoje. 1. ed. 238 p. ISBN 8580425859. Curitiba: CRV, 2020.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .