A LEITURA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICA DOCENTE E A FORMAÇÃO DE LEITORES

Viviane Florencio Trabach, Phillipe Drumond Vilas Boas Tavares

Resumo


Este trabalho se propõe a compreender a formação de leitores dentro do processode alfabetização no âmbito escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunhobibliográfico que dialoga com questões sobre a alfabetização, atuação docente e osdocumentos oficiais que orientam a formação desses leitores ao longo do processode alfabetização. Desse modo, compreende que a formação de leitores ocorre emtodo o processo de ensino e aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento, eprincipalmente na aquisição e apropriação da leitura e escrita, inserindo o aluno nomundo letrado, que vai além de decodificar códigos. Nesta pesquisa, a BaseNacional Comum Curricular é analisada como um documento orientador sobre osconhecimentos e as habilidades que estão relacionadas a formação de leitores.Como base para o diálogo e fundamentação teórica apresentamos autores comoMortatti (2000,2010), Soares (2003, 2004), Gontijo (2008). Finalizamos o trabalhoidentificando a importância da ressignificação das práticas de leitura na formação dealunos-leitores.

Palavras-chave: Formação de leitores; Alfabetização; Leitura.


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