ENSINO HÍBRIDO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PRÁXIS DOCENTE NA CONTEMPORANEIDADE

Denise Galdino de Souza Soares, Patrícia Gonçalves Valadares, Suelene Maria de Oliveira Carapeto, Vasti de Paula Gonçalves

Resumo


O objetivo do presente trabalho é identificar os principais desafios e possibilidades dapráxis docente na contemporaneidade, sob a perspectiva da proposta do EnsinoHíbrido. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratória, com pesquisa de campo ebibliográfica. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola privada comprofessores que atuam no Ensino Fundamental e Médio e a pesquisa bibliográficaconsiderou as obras dos seguintes autores: Lilian Bacich; Adolfo Tanzi Neto;Fernando de Melo Trevisani; José Moran; Jonathan Bergmann e Aaron Sams. Aanálise dos dados se apresenta de forma qualitativa e foi utilizado para coleta dedados, um questionário via Google Forms para professores dos Anos Finais do EnsinoFundamental e Ensino Médio. A pesquisa nos permitiu analisar como as escolas têmse adaptado ao novo modelo de Ensino Híbrido, assim como identificar a integraçãodas tecnologias à prática pedagógica no cotidiano dos professores, embora se registreas dificuldades em operacionalizar as diferentes ferramentas digitais.


Palavras-chave: Ensino Híbrido. Metodologias Ativas. Tecnologia.


Referências


ABREU, N. BNCC: tudo que você precisa saber sobre a base nacional comum curricular. Disponível em: < https://www.somospar.com.br/bncc-base-nacional-

comum-curricular/>. Acesso em: 02 de dezembro de 2021.

BACICH, L.; NETO, A. T.; TREVISANI, F. M. Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na Educação. Porto Alegre: Ed. Penso, 2015.

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Ed. Penso, 2018.

BLUME, B. A. Entenda o que é estado de calamidade. Disponível em:

. Acesso em: 01 de dezembro de 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em:

. Acesso em: 02 de dezembro de 2021.

BRASIL. Plano Nacional de Educação. Disponível em: . Acesso em: 07 de abril de 2021.

BRASIL. Portal MEC. Disponível em: .Acesso em: 06 de abril de 2021.

CECÍLIO, C. Ensino híbrido: quais são os modelos possíveis? Disponível em:

. Acesso em: 05 de abril de 2021.

CONSTELAÇÃO, C. As gerações X, Y, Z e Alpha e suas características. Disponível em:

z-e-alpha-e-suas-caracter%C3%ADsticas-qual-a-sua-gera%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em 07 de abril de 2021.

FURQUIM, D. Ensino híbrido: o que é e como pode ser usado na escola. Disponível em: . Acesso em 05 de abril de 2021.

Sistema Plurall de Ensino. Disponível em: . Acesso em 21 de novembro de 2021.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .