ENSINO DA LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) COMO PRIMEIRA LÍNGUA DA CRIANÇA SURDA

Michele Dutra Rodrigues, Dorcas Rodrigues Silva de Recaman

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar por meio de estudo a inclusãomediante a alfabetização da criança surda em sua língua maternal, língua brasileirade sinais na comunidade ouvinte, sua historicidade ao decorrer das décadas,perspectivas legais assegurando direito e deveres dos deficientes auditivos, processode ensino aprendizagem em sua língua maternal com suma relevância, e abordagemdo processo de alfabetização na LIBRAS durante o decorrer do tempo que foiessencial para os avanços na educação do surdo e suas conquistas, isto dado apesquisas descritivas e exploratório por meio de questionários e observações em umainstituição pública de ensino fundamental com o intuito da inserção da criança surdano mundo dos ouvintes por meio de sua língua de origem.

Palavras -chaves: Inclusão. Educação. Alfabetização. Língua Brasileira de Sinais(LIBRAS).


Referências


GRACIA, Luiz Santos; Alfabetização e Inclusão da pessoa com surdez.

Monografia, 2015.

OLIVEIRA, Naiana Palma; Instrumento de inclusão escolar do aluno surdo. Monografia, 2012.

MIRANDA, Antônio Luiz Alencar; da, SILVA, Ana Rosária Soares; MIRANDA Shirlane Maria Batista da Silva; Educação especial e inclusiva na perspectiva de ensino bilíngue. Revista puc.sp.br/esp, 2020.

FARIAS, Zaiane dos Santos Souza; SÃO JOSÉ, Elisson Souza; FARIAS,

Alisson dos Santos; um breve relato histórico do ensino de LIBRAS no

Brasil.2021.

OTOCENTER, Portal, clínica de otorrinolaringologia,

http://otocenter.com.br/deficiencia-auditiva-atinge-97-milhoes-de-brasileiros/BROGLIA, Cristina Feitosa de Lacerda; a inclusão escolar de alunos surdos:o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência; disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/KWGSm9HbzsYT537RWBNBcFc/?lang=ptDizeu, Liliane Correia Toscano de Brito e Caporali, Sueli Aparecida; A língua de sinais constituindo o surdo como sujeito. Educação & Sociedade [online]. 2005, v. 26, n. 91.

CAROLINA, Bastos. A inclusão não é só divulgação: contra a exclusão do curso de Letras-Libras da UFJF. Revista esquerda online (EOL), JF, 2020; disponível em: esquerdaonline.com.br/2020/07/02/inclusao-nao-e-so-divulgacao-contra-a-exclusao-do-curso-de-letras-libras-da-ufjf/.

GOV, Planalto, portal; disponível em https://esquerdaonline.com.br/2020/07/02/inclusao-nao-e-so-divulgacao-contra-a-exclusao-do-curso-de-letras-libras-da-ufjf/.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .