A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÕES COM A ABORDAGEM REGGIO EMÍLIA

Larissy Alves Cotonhoto, Rosilena Abílio Agum, Gabriela Davel Coelho

Resumo


A presente pesquisa teve como objetivo investigar a documentação pedagógica desenvolvida na prática educativa de uma escola municipal de educação infantil no município da Serra/ES. A documentação pedagógica, nas escolas italianas, constitui-se em uma ferramenta imprescindível, que auxilia os docentes a escutar e observar as crianças com que interagem, permitindo, assim, a elaboração de experiências positivas sobre as crianças e ao mesmo tempo significativas para elas (Gandini; Edwards, 2002). Para tanto, buscamos, a partir de uma pesquisa qualitativa, mais especificamente um estudo de caso de inspiração etnográfica, compreender os processos de documentação pedagógica desenvolvidos por professores de educação infantil de uma escola de educação infantil municipal. Observamos um discurso próximo à proposta de educação infantil de Reggio Emília, mas uma prática de documentação pedagógica ainda focada na exposição das produções infantil e não no processo desenvolvimento e aprendizagem da criança.


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