O LUGAR DO BRINCAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CENÁRIO PANDÊMICO

Dayana Pinto da Victoria Sá, Gabriella Aparecida Davel Rodrigues, Larissa dos Santos Barbosa, Nazaré Mantovani Venceslau

Resumo


RESUMO: Este artigo, que resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa, teve como objetivo compreender as percepções de professoras, acerca do lugar do brincar no processo de ensino e aprendizagem no cenário pandêmico. A ideia da necessidade de inserção do lúdico nos processos de ensino com crianças da Educação Infantil. Em tempos de pandemia, interessou compreender com isso tem se dado. O artigo busca, ainda, conhecer as estratégias de enfrentamento à questão no cotidiano educacional. Para isso, elegeu como universo de investigação dois CMEI’s localizados na cidade de Serra (ES) e Vitória (ES). Para a coleta de dados, se utilizou da aplicação de questionários via Google Forms. Fundamenta sua discussão em autores como Vygotsky (1896), e Kishimoto (1974). Conclui que se trata de um tema abrangente, especialmente no contexto da Educação Infantil. Acredita-se que ensinar através de jogos e brincadeiras pode enriquecer o aprendizado proporciona a criança, momentos de grande riqueza, por conseguinte é importante que os educadores de todas as gerações adotem essa prática em suas metodologias de ensino, saindo da sua zona de conforto e descobrir que através do lúdico a criança se desenvolve com mais habilidades.

Palavras-chave: Brincadeiras; Lúdico; Educação Infantil.


Referências


BRASIL, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI).1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 1996.

BRASIL. LEI N 9394/96. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Setembro de 1996. Editora do Brasil. Brasília, 1998.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI, Resolução CNE/CEB nº 5/2009. Disponível em:

http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf. Acesso em 13 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil /Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010.

CARVALHO, A.M.C. Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brinca. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2011.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1996.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos_brincadeiras_tizuko_morchida. pdf Data

de acesso, v. 2, 2010. LEAL, Maristela Patrícia Freitas. O Brincar na Educação Infantil e o desenvolvimento integral da criança, 2017.

LOLLINI, P. Didática e computadores: quando e como a informática na escola. São Paulo: Loyola, 1991.

MORAES, M.B; ANDRADE, M.H.de P. Ciências Ensinar e Aprender, Anos iniciais do Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.

MINAYO, M.C. de SOUZA. Pesquisa Qualitativa: rigor metodológico no tratamento da teoria dos custos de transação em artigos apresentados nos congressos da Sober (2007).

https://www.scielo.br/j/resr/a/zYRKvNGKXjbDHtWhqjxMyZQ/?lang=pt

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997.

OSORIO, Luiz Carlos. Família Hoje. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

PALÚ J. ; SCHUTZ, J.A; MAYER, L. Desafios da educação em tempos de pandemia. Editora Ilustração Cruz Alta – Brasil. 2020.

SAURA, Soraia Chung. O imaginário do lazer e do lúdico anunciado em práticas espontâneas do corpo brincante. Rev Bras Educ Fís Esporte, (São Paulo) 2014 JanMar.

SILVA, Maria Verônice da. O lúdico na Educação Infantil: análise de seu papel na aprendizagem 2019.

VYGOTSKI, L. S. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre, RS: Artmed. (Original publicado em 1926). 2003

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .