PANDEMIA E TECNOLOGIA: OS DESAFIOS ESCOLARES NA ERA DIGITAL

Barbara Hellen Medeiros dos Santos, Janaina dos Santos Pinheiro de Souza, José Ronaldo dos Santos Cândido Junior

Resumo


Este trabalho de conclusão de curso tem como proposta identificar os desafios vivenciados pelos docentes durante o período pandêmico ao utilizarem as Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramenta pedagógica. Trata de uma pesquisa segundo os objetivos de caráter exploratória, procedimentos de coleta estudo de caso e pesquisa bibliográfica, fontes de informação estudo de campo e levantamento bibliográfico. A natureza dos dados se caracteriza de forma qualitativa e quantitativa. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário semiaberto com 27 professores e professoras da Educação Básica da Grande Vitória. As análises permitem a identificação da existência de integração das tecnologias à prática pedagógica. Se por um lado não há, no discurso dos professores, dificuldades em operacionalizar as diferentes ferramentas, nota-se que tais tecnologias são utilizadas, especialmente, para a transmissão de aulas e/ou garantir a dinâmica da aula presencial na modalidade online e não como ferramenta que potencialize o aprendizado do aluno e a interação.

 

Palavras-chave: Tecnologia e Educação, Pandemia, Ensino Remoto.


Referências


KOCH, Marlene Zimmermann. as tecnologias no cotidiano escolar: uma ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem. Sarandi, Paraná 2013.

BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Melo. ensino híbrido – personalização e tecnologia na educação. Penso, Porto Alegre, 2015.

CANNATÁ, Veronica Martins. Ensino híbrido na educação básica: narrativas docentes sobre a abordagem metodológica na perspectiva da personalização do ensino, São Bernardo do Campo 2017.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.

OTTO, Patrícia Aparecida. a importância do uso das tecnologias nas salas de aula nas series iniciais do ensino fundamental i, Santa Catarina 2016.

SANTOS, Jocelaine. uso de tecnologia por crianças: benefício ou perda da infância. sempre familia, 2015. Disponível em:

. Acesso em: 20 de Set. de 2020.

ROCHA, Lucas. Como as escolas estão usando tecnologia para enfrentar o Coronavírus. CanalTech, 2020. Disponível em:

. Acesso em: 20 de Set. de 2020.

Superintendência Estadual de Comunicação Social do Espírito Santo .

SECOM, 2020. Disponível em: < https://secom.es.gov.br/ >. Acesso em: 23 de Set. de 2020.

milhão de mortos por covid-19: gráficos mostram onde o coronavírus se espalha e mata mais . BBC News, 2020. Disponível em: . Acesso em: 29 de Set. de 2020.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa: a educação presencial e a distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA COMUNICAÇÃO, Campo Grande, 2001.

CAMPOLI, Clara. 52% das instituições de educação básica usam celular em atividades escolares, aponta estudo da Cetic, 2017. Disponível em:

. Acesso em: 23 de Set. de 2020.

DELLAGNELO, Lúcio. Como a pandemia do COVID-19 representa uma

oportunidade de aprender importantes lições sobre educação massiva

online , 2020. Disponível em: < https://porvir.org/o-coronavirus-e-a-educacaoonline/ >. Acesso em: 23 de Set. de 2020.

ROCHA, Lucas. Como as escolas estão usando tecnologia para enfrentar o Coronavírus, 2020. Disponível em: < https://canaltech.com.br/carreira/comoas-escolas-estao-usando-tecnologia-para-enfrentar ocoronavirus/#:~:text=%C3%89%20importante%20ponderar%2C%20contudo%2C%20que,acesso%20ao%203G%20ou%204G./ >. Acesso em: 23 de Set. de 2020.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .