A INCERTEZA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: SOBRE OUTRAS RACIONALIDADES NO CONTEXTO INCLUSIVO

Lilian Pereira Menenguci

Resumo


Este artigo, recorte da tese de doutorado em educação, intitulada, “do Caos ao Thémata: por epistemologias e práticas na diversidade”, (UFES), explora a contribuição do pensamento complexo para a formação docente. Aposta nessa proposição teórica e metodológica como capaz de anunciar práticas pedagógicas inclusivas. Assume como interlocutores Gregory Bateson e Edgar Morin, respectivamente. Destaca a origem do pensamento sistêmico, de segunda ordem, do antropólogo inglês Gregory Bateson, tangenciando-o com o pensamento complexo do sociólogo francês Edgar Morin. Relaciona os elementos dessas teorizações com a educação, a escola, o professor, o aluno e o processo de ensino e aprendizagem numa perspectiva inclusiva. Aposta nos conceitos de complexidade, intersubjetividade e instabilidade, prerrogativas para lidar com as (in)certezas docentes na contemporaneidade. Intenta outros campos dialógicos a partir da transdisciplinaridade. Conclui que essa é uma importante possibilidade capaz de admitir que a incerteza se constitui elemento fundante de outras lógicas e racionalidades na construção de um saber que, religado, se propõe às novas feituras sobre os saberes e novos saberes sobre as feituras.


Referências


ASSMANN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis: Vozes, 1998.

BRANDÃO, J. L. A tradição da diversidade cultural – ensaio de tipologia. In: LOPES, A.H.; CALABRE, L. (Orgs.). Diversidade Brasileira. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa, 2005.

CARVALHO, R. Educação Inclusiva: com os pingos nos is. Porto Alegre: Mediação, 2004.176p.

FIRTH, R. Organização Social e Estrutural social: In: CARDOSO, F.H. (Orgs.) Homem e Sociedade: leituras básicas de sociologia geral. São Paulo: Editora Nacional, 1965.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem [Trad. Daniel Bueno]. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MATURANA, H. Cognição, ciência e vida cotidiana. Trad. Org. Cristina Magro e Victor Paredes. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

MENENGUCI, L. P. Entrelaçando Singulares e Múltiplos: tarefa/desafio de educar na perspectiva da diversidade. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação)-Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, 2005.

MIERMONT, J. (e cols). Dicionário de terapias familiares: teoria e prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

MORIN, E. O método 1: a natureza da natureza. Porto Alegre: Sulina, 2005.

______. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2007.

PELLANDA, N.M.C. Maturana e a Educação Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

PRIGOGINE, I. O fim da certeza. In: CANDIDO MENDES (Orgs). Representação e complexidade. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.

VASCONCELLOS, M.J.E. Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. São Paulo: Papirus, 2002.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .