O CURRÍCULO COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Larissy Alves Cotonhoto

Resumo


Este artigo é um recorte da pesquisa de doutorado da autora e tem objetivo uma reflexão sobre a proposta e a prática curricular do AEE na SRM enquanto função complementar na educação da criança pequena com deficiência e TGD. Teoricamente buscamos as contribuições da Abordagem Histórico-Cultural para compreender o desenvolvimento e aprendizagem da criança com deficiência, assim como procuramos a interlocução com os teóricos do currículo, entre eles Sacristán. Documentos oficiais, entre eles Adaptações Curriculares: estratégias para a educação de alunos com necessidades especiais (BRASIL, MEC, SEESP, 1998), as DCNEIs (1999 e 2009), Estratégias e Orientações para a educação de crianças com NEE na Educação Infantil (2001), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, SEESP, 2008), recomendam o trabalho conjunto, a parceria e apoio dos serviços especializados para avaliação, atendimento às necessidades específicas e orientação para discussões, modificações e complementações curriculares, visando que todas as crianças pequenas matriculadas na educação infantil tenham acesso ao currículo proposto e desenvolvido na sala de aula comum. Mas a proposta e prática curricular complementar do AEE, por meio da SRM, tem contribuído para a inclusão da criança pequena com deficiência e TGD nas práticas pedagógicas da sala de aula comum? Algumas considerações importantes se destacam, entre elas: persiste a falta de formação e desconhecimento, por parte dos professores de educação especial sobre o currículo da educação infantil e práticas pedagógicas descontextualizadas e fragmentadas desenvolvidas na SRM, dificultam a ação complementar ao trabalho da classe comum.


Referências


BARRICELLI, Ermelinda. A reconfiguração pelos professores da proposta curricular de educação infantil. São Paulo: 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: adaptações curriculares, estratégias para educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: MEC/SEF/SEESP, 1999.

_________. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular para Educação Infantil. Brasília: MEC SEF, 1998.

_________. Secretaria de Educação Fundamental. Diretrizes Nacionais Curriculares para Educação Infantil. Brasília: MEC/CNE? Câmara de Educação Básica. Resolução Nº 4, DE 2 de outubro de 2009.

_________. MEC- SEESP. RCNI- Estratégias e orientações para a Educação de crianças com NEE na Educação Infantil. Brasília: 2001.

_________. MEC - SEESP – Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC, 2008.

________. MEC - SEESP - Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica. Resolução Nº 4, DE 2 de outubro de 2009 . Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. 2009.

CARMEN, Mariza. “A Organização do Currículo de Educação Infantil como Ponto-Chave de Atenção á Diversidade” in ACULDIA, Rosa (org.). A Atenção á Diversidade. Porto Alegre. Artmed, 2002.

CERISARA, Ana Beatriz. A produção acadêmica na área da Educação Infantil com base na análise de pareceres sobre o referencial curricular nacional da Educação Infantil: primeiras aproximações. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart de, PALHARES, Marina Silveira (orgs.). Educação Infantil pós-LDB: rumos e desafios. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

GARCIA, R. M. C. O conceito de flexibilidade curricular nas políticas públicas de inclusão escolar. In: JESUS, D.M; BAPTISTA, C.B.; VICTOR, S.L. (orgs.). Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação, 2007.

GLAT, R. Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Editora 7 letras, 2007.

GOMES, A. L. L. V. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: o atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual - Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial ; [Fortaleza] : Universidade Federal do Ceará, 2010. v. 2. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar)

JESUS, D. M. . O que nos impulsiona a pensar a pesquisa-ação colaborativo-crítica como possibilidade de instituição de práticas educacionais mais inclusivas? In: BAPTISTA, C. R.; CAIADO, K. R. M.; JESUS, D. M. (orgs.). Educação Especial: diálogo e pluralidade. Porto Alegre: Mediação, 2008.

___________. Atendimento Educacional e seus sentidos: pela narrativa de professores de AEE. Anais do VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Prática Pedagógica na Educação Especial: Multiplicidade do Atendimento Educacional Especializado. Nova Almeida, abril de 2011.

MEIRIEU, P. A Pedagogia entre o Dizer e o Fazer, A coragem de começar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MENDES-LUNARDI, G.; SILVA, F. de C. T.; PLETSCH, M. D. Atendimento Educaional Especializado: por entre políticas, práticas e currículo, um espaçotempo de inclusão? Anais do VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Prática Pedagógica na Educação Especial: Multiplicidade do Atendimento Educacional Especializado. Nova Almeida, abril de 2011.

OLIVEIRA, Zilma de Morais Ramos de. O Currículo na Educação Infantil: O que propõe as novas diretrizes curriculares? Disponível em: http://www.saocarlos.sp.gov.br/images/stories/pme/ed_infantil/novas_diretrizes_curriculo_ed_infantil.pdf. Acesso em 3 de novembro de 2011.

RECH, I,P.F. A “hora da atividade” no cotidiano das instituições. In: FILHO, A. J.M; TRISTÃO, F. C. D.; RECH, I. P. F. e SCHNEIDER, M. L. Infância plural: crianças do nosso tempo. Porto Alegre: Mediação, 2006.

REDIN, Marita; MULLER, Fernanda. “Sobre as Crianças, a Infância e as Práticas Escolares” . In REDIN, Euclides, MULLER, Fernanda, REDIN, Marita (org.).

Infâncias Cidades e escolas amigas das crianças. Porto Alegre: Mediação, 2007.

SACRISTÁN J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

_______________. Obras completas. Tomo V. Fundamentos de Defectologia. Cuba, Editorial Pueblo y Educacion, 1989.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .