REVISÃO E MODIFICAÇÕES EM UM PPP SOB AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA VOLTADA À EDUCAÇÃO INFANTIL

Elizângela Souza Ribeiro, Breno Eustáquio da Silva

Resumo


O presente artigo evidência uma reflexão sobre a reestruturação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal de Tempo Integral de Vargem Alegre, conforme a realidade da educação vivenciada no município de São Gonçalo do Rio Abaixo, envolvendo os diversos agentes que fazem parte da realidade escolar como: pais, alunos e comunidade escolar. Para a formação continuada dos seus docentes, a rede de São Gonçalo do Rio Abaixo oferece cursos de capacitação, e observou-se que os PPPs das escolas precisavam ser revisados a fim de se adequarem às novas metodologias e formas de trabalhar com as crianças. Para tanto, escolheu-se a Escola Municipal de Tempo Integral de Vargem Alegre como precursora deste processo de revisão do PPP por ser uma escola recém-inaugurada.  Considerando como ponto fundamental a compreensão de que a escola deve possuir uma identidade própria que se constitui sob a influência dessa realidade local, este trabalho tem como embasamento teórico os autores Diniz (2013), que discute sobre a construção do PPP; Ribeiro (2014) que discute a construção do projeto político pedagógico; Gadotti (1994) com as discussões dos pressupostos do projeto pedagógico, entre outros teóricos que trouxeram contribuições importantes. Como procedimentos metodológicos foram realizadas reuniões com os servidores, pais e alunos da escola. Concluiu-se que o processo de reestruturação do PPP se faz necessário com a participação ativa de todos os envolvidos a fim de fazer uma correta adequação do projeto às novas propostas de educação infantil do município.

Referências


DINIZ, Ana Lúcia Pascoal. O processo de reconstrução coletiva do projeto político-pedagógico: relato de uma trajetória de autonomia e participação no IFRN. 2013.

FERRARI, G. V. A importância do coletivo na construção do projeto político pedagógico da instituição escolar.Perspectiva, Erechim. v.35, n.132, p.159-170, 2011.

GADOTTI, Moacir. Pressupostos do projeto pedagógico. Cadernos Educação Básica- O projeto pedagógico da escola. Atualidades pedagógicas. MEC/FNUAP, 1994.

GERHARDT,Tatiana Engel;SILVEIRA, Denise Tolfo. (orgs).Métodos de pesquisa/ coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa.4.ed.11 reimpressão.São Paulo. Atlas, 2008.

LONGHI, Simone Raquel Pagel;BENTO, Karla Lucia. Projeto Político-Pedagógico uma construção coletiva.Revista de divulgação técnico-científica do ICPG.Vol. 3 n. 9 - jul.-dez./2006.

MARCONI, Marina de Andrade.; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

MELO, Alessandro de; URBANETZ,Sandra Terezinha.Trabalho de conclusão de curso em Pedagogia. Curitiba: Ibpex, 2009.

MONTEIRO, Agostino dos Reis. Educ. Soc., Campinas, v. 24, n. 84, p. 763-789, setembro 2003.

RIBEIRO, Adriano. A gestão democrática do projeto político-pedagógico na escola pública de educação básica. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Disponível em: http://www.prismaedu.com/campus_virtual/aulas/7189_05.pdf Acesso em: 15 de dez. 2014.

TOZONI- REIS, Maria Freitas Campos. Metodologia da pesquisa. 2. ed. Curitiba: IESDE, Brasil S.A; 2009.

VEIGA, Ilma Passos A. Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção Coletiva. Campinas: Papirus, 1995.

¬¬_______ I. P. A. (Org.) Projeto Político Pedagógico da escola: Uma construção possível. 23 Ed. Campinas, Papirus, 2001_________ Escola:espaço do projetopolítico-pedagógico. 4, ed.Campinas, Papirus, 1996.

ZIENTARSKI, Clarice – UFSM. Participação da comunidade escolar no projeto político pedagógico: limites, contradições e desafios. Disponível em:http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3045_1489.pdf Acesso em: 10 dez. 2014.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .